Santa Quitéria: Associação denuncia que município se recusa a receber ambulância


Moradores de Saco do Belém estão vivendo um verdadeiro impasse desde a última sexta (06), quando a comunidade recebeu em Fortaleza, na Secretaria de Saúde do Estado, uma ambulância que foi doada pelo deputado federal Macedão.
O que deveria ser um motivo de festa para a população, na verdade, está se tornando uma dor de cabeça. Isso porque, segundo a Associação Comunitária do Saco do Belém, a Prefeitura Municipal se recusa a receber o equipamento.
Segundo a nota enviada pelo vice-presidente da associação, Francisco Abreu, o caso foi parar na Polícia, pois a Secretaria Municipal de Saúde, no mesmo dia, teria registrado um boletim de ocorrência dando conta do “desaparecimento” do veículo, que saiu do pátio da SESA em Fortaleza, com a autorização do secretário Henrique Javi e ficou estacionado no pátio da unidade básica de saúde do distrito, por temer prisão caso seguisse viagem até Santa Quitéria.
O líder comunitário diz ainda na nota, que a comunidade há o risco de perder a ambulância, caso o gestor não tenha o interesse em receber a chave e a documentação.
Confira a nota:
Na sexta feira dia 06 do correte mês, fomos convidados para prestigiar um ato solene na SESA (Secretaria de Saúde do estado) da entrega de 25 ambulâncias para o estado do Ceará onde uma era destina ao município de santa Quitéria, onde a comunidade de Saco do Belém seria contemplada.  Estava marcada para início as 8 horas da manhã, chegamos por volta de 9h30min.
No momento da entrega simbólica da ambulância, foi chamado o Dr. Volney onde o mesmo convidou os representantes da comunidade que ali se faziam presentes num total de 10 pessoas para juntos receber simbolicamente a chave do referido veículo.
Por volta do meio dia, recebemos o comunicado que a ambulância já se encontrava legalizada para se deslocar a comunidade pois o secretario tinha autorizado e perguntaram se entre nós teria alguém com habilitação para trazer o veículo para o município.
Para a nossa surpresa no caminho ficamos sabendo que existia um B.O contra o veículo feito pela gestão e secretaria de saúde do município. Conduzimos a mesma até a Unidade Básica de Saúde do distrito, filmamos a chegada para documentarmos. Em nenhum momento fizemos carreata e tão pouco soltamos fogos como estão divulgando. Ressaltamos ainda que a ambulância saiu do pátio da Secretaria de Saúde do estado autorizada pelo secretário de saúde do estado.
Por tanto iriamos deixar na secretaria de Saúde do Município para os tramites legais, mas como já estava circulando em redes sócias dando conta de um B.O pois a ambulância encontrava desaparecida, achamos por bem deixar no pátio da UBS do distrito, pois se continuássemos para a sede do município estávamos correndo o risco de sermos preso.
Não foi roubada e tão pouco furtada como foi dito por um radialista de uma outra emissora de rádio que acusa a comunidade de ter furtado a ambulância do pátio da secretaria de saúde do estado, como prova não existe queixa de roubo no sistema do DETRAN. Agora cabe ao gestor a humildade de receber ou delegar uma pessoa para receber a chave e documentação do veículo, pois até o momento se recusam a receber.
E peso a comunidade que junte forças pois esse bem é nosso, é uma grande conquista da comunidade, que está correndo o risco de ir para outro município, se caso o gestor não tenha o interesse de receber.
O portal A Voz de Santa Quitéria esteve nesta terça (10) na Secretaria Municipal de Saúde e tentou contato com a responsável pela Pasta, Ana Patrícia Ximenes, que não recebeu a reportagem, afirmando que “estaria muito ocupada hoje e não receberia ninguém de reportagem”.
FONTE A NOTICIA DO CEARÁ


Postar um comentário

0 Comentários