Pesquisa mostra desconhecimento sobre política entre jovens cearenses.


A pesquisa virtual realizada dentro do projeto Saia do Muro mensurou a compreensão de adolescentes e jovens cearenses sobre a política. O público, majoritariamente das áreas urbanas dos municípios do interior do Estado, respondeu a questionamentos na plataforma U-Report, dentro do projeto Saia do Muro. A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com O POVO, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE).
 
Questionados sobre o que são as eleições diretas, 63% do público de 13 e 14 anos disse não saber o que é. A resposta foi à mesma para 43% dos respondentes de 15 a 19 anos. A compreensão só aumenta em meio aos que têm a partir de 20 anos - que dizem saber o que são as eleições - de 20 a 24 anos (79%) e de 25 a 30 anos (82%).
À pergunta "você sabe o que fazem os representantes do Legislativo e do Executivo", 49% dos adolescentes responderam negativamente. A metade do público de 15 a 19 anos também. Trinta por cento dos jovens de 20 a 24 anos e 24% dos de 25 a 30 anos deu a mesma resposta.
 
O desconhecimento é ainda maior entre as mulheres: 52% delas desconhecem a ação do Legislativo e Executivo e o que são as eleições.
  Para Rui Aguiar, coordenador do Unicef em Fortaleza, são resultados preocupantes, mostrando a necessidade de ampliar a educação política na sala de aula e nos meios de comunicação e circulação de ideias.
 
"Alunos do Ensino Médio, de 15 a 19 anos, não têm conhecimentos básicos sobre os processos eleitoral e legislativo. Eles têm mais escolarização que a média brasileira. Imagina quem não tem nem o Ensino Médio", analisa.
 
Cinquenta e nove por cento dos que responderam a pesquisa não têm nenhum conhecimento sobre a gestão do orçamento do seu município. São 61% das mulheres, 57% dos homens. Quarenta por cento do público adolescente-jovem (15 a 19 anos) diz ter algum conhecimento sobre a gestão do orçamento. O percentual sobe entre os jovens de 20 a 24 anos (51%) e 25 a 30 anos (68%).
 
"É percebido em outros países da América Latina, em grupos das mesmas faixas etárias, maior nível de informação política. É preciso haver esforço maior em educá-los para isso", completa Rui.
 
Metodologia
São 5.857 usuários da ferramenta, chamados U-Reporters, sendo 5329 de 12 e 18 anos; 294 usuários de 19 e 24 anos; e 234 maiores de 24 anos. As respostas são coletadas online, principalmente entre alunos de escolas públicas das zonas urbanas de mais de 100 municípios do Ceará. São poucos os representantes de Fortaleza. nessa primeira rodada de perguntas, participaram 1.824 pessoas, dentre universo de 4.381 que receberam as perguntas via Messenger (Facebook) e SMS.

Essa foi a primeira fase da pesquisa dentro da nova fase do projeto Saia do Muro. Realizado pela primeira vez em 2002, ele foi relançado nesta terça-feira, 14. O objetivo é perceber o que mudou nos últimos 16 anos na compreensão dos adolescentes cearenses sobre política. Oficina foi realizada nesta quinta, com os próprios adolescentes, para definir as próximas perguntas a serem feitas dentro do Saia do Muro.
Dos usuários até agora, são 2.535 meninos e 3.267 meninas, além de 32 usuários com outra identidade de gênero ou não-binários. Cinquenta e três por cento deles está entre o 5º e o 8º ano do Ensino Fundamental. A plataforma U-Report é gratuita e usa SMS, Facebook e Twitter para saber a opinião dos jovens e adolescentes para contribuir com o fortalecimento da voz dessas adolescências.
 
Os respondentes da pesquisa são ligados a projetos parceiros do Unicef: O POVO Educação, do Instituto Albanisa Sarasate; Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE); Eu Sou Cidadão, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE); e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), ação do Selo Unicef.

FONTE O POVO

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