terça-feira, 20 de novembro de 2018

Governador visita transposição do São Francisco e ministro garante conclusão da obra até 20 de dezembro

As obras de transposição do Rio São Francisco estarão concluídas até o fim deste ano. O governador Camilo Santana visitou, na manhã desta terça-feira (20), o último trecho de intervenções, em Salgueiro (PE), quando o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, confirmou a inauguração do trecho Salgueiro-Jati (CE) para 20 de dezembro. Com isso, as águas do São Francisco deverão chegar ao Ceará até o fim de fevereiro de 2019, se integrando ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, também participou da visita.
Pádua Andrade informou que as obras estão 97% concluídas em Salgueiro, restando detalhes para a entrega: “Mas o caminho das águas está pronto”, enfatizou, garantindo a liberação do trecho para o fim do ano.
O governador Camilo Santana destacou que a entrega vai permitir a segurança hídrica para o Ceará. “Esta é a maior obra do século e a maior obra hídrica do Brasil. Não tenho dúvida de que vai mudar o perfil econômico do nosso Estado e da região Nordeste”. Ele aproveitou e agradeceu o empenho do ministro e equipe técnica, e do senador Eunício Oliveira, por garantir os recursos necessários para a conclusão das obras.
O presidente do Congresso destacou que os recursos para a conclusão do Cinturão das Águas também estão assegurados. “Se Deus quiser estaremos aqui no fim do ano para entregar esta obra”, desejou Eunício.
Conforme o governador, as bombas de recalque possuem 8mil HPs de potência, sendo as maiores do mundo. A capacidade de bombeamento é de 12 metros cúbicos por segundo. “O equivalente ao volume de uma piscina olímpica por segundo”, exemplificou Camilo.

Visita ao CAC

Na sequência da agenda, a comitiva visitou o canteiro de obras em Jati, de onde as águas do São Francisco se integram ao Cinturão das Águas e seguem até o açude Castanhão. Na ocasião, os presentes homenagearam o engenheiro Hilton Timóteo de Melo Filho, que trabalhou na obra e faleceu recentemente.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Rádio Patativa FM 105,9

Curta Nossa Página no Facebook

VMC CAR

Max Gel

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Metal Serra Construtora

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Casa dos Aposentados

Madral Madeira e Material de Construções

Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Wagner Maia Crm-Ce

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site

Arquivos do Site