Sábado (24) é Dia D de vacinação contra raiva para cães e gatos

A única maneira de prevenir a raiva nos cães e gatos é através da vacinação. E para cuidar da saúde desses animais, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) convida toda a população para a Campanha de Vacinação Antirrábica que acontecerá do dia 24 de novembro a 23 de dezembro. Todos os postos de zoonoses dos 184 municípios cearenses participarão do Dia D neste sábado, 24, e estarão abertos das 8 às 17 horas, para vacinação dos cães e gatos. “A vacina contra a raiva ainda é a única e mais vantajosa maneira profilática a ser tomada”, afirma Bergson Moura, assessor técnico do Programa de Controle da Raiva.
A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais e consequentemente, a raiva humana. A meta para este ano é imunizar 2.069.386 animais, sendo 1.311.871 cães e 757.515 gatos. Em 2017 foram vacinados 1.704.580 animais no Ceará. Destes, 1.189.749 cães, o equivalente a 92,13% da meta prevista, e 514.831 gatos. “A campanha ocorre apenas uma vez por ano, embora existam postos fixos de vacinação rotineira nos diversos municípios do Estado. Alcançar a meta vacinal é a maneira mais segura de obter a profilaxia (medidas preventivas) da doença através de uma ação eficaz, realizada em um curto prazo e com grande alcance na objetividade em imunizar o maior número possível de cães e gatos”, ressalta Bergson.
A vacina é para cachorros e gatos, machos e fêmeas, a partir de três meses completos de vida, e o reforço deve ser realizado logo após 30 dias da primeira vacina. Além disso, é importante que os responsáveis levem os cachorros com coleira e os gatos em uma caixa apropriada para evitar fugas e acidentes. “Os tutores devem conduzir os animais contidos em coleiras, devendo evitar que crianças e/ou idosos façam essa atividade por questão de segurança”, reforça o técnico da Sesa.

Transmissão e sintomas

A transmissão da raiva ocorre principalmente através de mordedura e pode ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura de animais infectados com a doença. A eliminação de vírus pela saliva nos cães e gatos ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.
O período de incubação do vírus no cão e no gato é de 15 dias a 2 meses. Os sintomas do cachorro que contraiu raiva são: agressividade, salivação excessiva, latido rouco, tremores musculares e ranger de dentes, falta de coordenação motora, andar cambaleante e contrações involuntárias. Já nos gatos, há mudanças sutis de comportamento, seguido de hiperatividade e possíveis convulsões. A fase paralítica é terminal, apesar de ser provável que os animais morram no segundo estágio, das convulsões. Em média, a morte do cão e do gato infectado ocorre de 5 a 7 dias após o início dos sintomas.
Ao verificar o primeiro sintoma no cachorro ou no gato, é necessário que as pessoas que tiveram contato ou que foram agredidas pelo animal lavem o ferimento abundantemente com água e sabão, apliquem produto antisséptico e procurem atendimento médico o mais rápido possível. Em Fortaleza, as unidades de referência no tratamento antirrábico humano são o Posto de Saúde Paulo Marcelo, da rede pública municipal, e o Hospital São José, do Governo do Ceará.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Neste ano, até o dia 20 de novembro, 73 casos de raiva animal foram confirmados no Ceará. Destes, 41% foram em morcegos não hematófagos (que não sugam sangue). Até o último dia 17, o estado registrou 33.495 acidentes por animal potencialmente transmissor de raiva.
Coordenadoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários