segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Governo Bolsonaro terá sete ministérios a mais que o prometido em campanha HÁ 2 HORAS

O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, disse, nesta segunda-feira, durante coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que a base de apoio do futuro governo na Câmara pode chegar a 350 deputados. O ministro avaliou ainda que a base no Senado terá mais de 40 parlamentares e incluiu o PSDB nas estimativas.  Ele confirmou ainda que a estrutura do novo governo contará com 22 ministérios.
"Se a gente somar todos que têm sinalizado que poderão estar conosco, podemos chegar a 320, 330 e até 350 deputados", disse Onyx a jornalistas.
O deputado reeleito voltou a dizer que no governo não haverá o "toma lá, dá cá" e que os parlamentares serão atendidos através de suas bancadas, frentes e seus Estados. "Somos capazes de entender se parlamentar não puder votar a favor de determinada matéria", completou. 
Mourão
O ministro extraordinário negou que o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), ficará com a coordenação dos ministérios do novo governo, como chegou a ser estudado. Caso isso ocorresse, a função de Onyx no comando da Casa Civil ficaria esvaziada, já que a pasta é atualmente possui essa atribuição.
"O vice-presidente tem uma missão constitucional. Mas o Mourão vai ajudar em muitas áreas", respondeu Onyx ao ser indagado sobre a possibilidade. Segundo ele, Mourão tem de ficar "plenamente disponível para substituir o presidente" eleito Jair Bolsonaro em caso de necessidade. 
Logo no início do mandato, em janeiro de 2019, Mourão assumirá a Presidência após cirurgia de Bolsonaro para retirada da bolsa de colostomia. A cirurgia foi adiada para o próximo ano após exames médicos do presidente eleito feito em novembro indicarem uma inflamação. Mourão também assume a função em caso de viagens oficiais.
Inicialmente, a ideia de colocar Mourão para coordenar os ministérios serviria para liberar Onyx para a articulação política com o Congresso. A estrutura também daria mais poderes ao general Mourão e poderia facilitar o diálogo. 
Na avaliação de aliados, como o governo será comandado por um militar reformado do Exército, colocar Mourão à frente da coordenação da Esplanada seria uma forma de dar ao vice-presidente eleito ascendência sobre os demais titulares do primeiro escalão para cobrar resultados.
Estrutura
Onyx apresentou o desenho do novo governo, com 22 ministérios - que conta com sete pastas a mais do que o presidente eleito prometeu durante a campanha (15). Até o momento, Bolsonaro anunciou 20 nomes e falta definir quem vai chefiar as pastas do Meio Ambiente e Direitos Humanos. Onyx disse que os nomes podem ser divulgados esta semana ou não.
De acordo com o ministro, a equipe de Bolsonaro começou a formular a estrutura em setembro do ano passado, sob comando de Abraham Weintraub, que vai assumir a secretaria executiva da Casa Civil.
Onyx disse ainda que amanhã o presidente eleito vem a Brasília e começa a conversar com as bancadas dos partidos sobre "novo relacionamento" com o Congresso.
"Amanhã começamos a conversar com as bancadas para estabelecer com clareza a forma como vai ser o novo relacionamento. Todos vocês são testemunhas de aonde nos levou o presidencialismo de coalizão, o toma lá, dá cá", disse o futuro chefe da Casa Civil
O futuro ministro afirmou que não pode apresentar divisão por secretarias porque o ajuste fino é complexo. "Queremos acabar com sombreamento (entre ministérios), temos muito trabalho", disse.
Diário do Nordeste
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Rádio Patativa FM 105,9

Curta Nossa Página no Facebook

VMC CAR

Max Gel

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Metal Serra Construtora

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Casa dos Aposentados

Madral Madeira e Material de Construções

Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Wagner Maia Crm-Ce

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site

Arquivos do Site