Segundo documento, Araripe pagou R$ 625 mil à editora por show; prefeito acusa engano

A Prefeitura de Araripe, na região do Cariri, pagou R$ 625 mil a Didáticos Editora para a realização de um show. É o que diz o Extrato de Inexigibilidade de Licitação emitido em junho de 2018. O objeto do contrato com a editora seria, na verdade, a confecção de livros didáticos denominados “Araripe Cidade da Gente, Estudos Regionais”.

Mesmo com a grande repercussão do caso, noticiado em veículos de comunicação do estado e nacional, a Prefeitura não explicou o possível engano. A informação de que o show não foi realizado, veio do próprio do prefeito Giovane Guedes (PR) em conversa com o Jornal do Cariri.

Sobre a presença da informação no Extrato de Inexigibilidade, Giovane disse que tudo não passou de um engano e que a falha foi corrigida. O prefeito disse ainda, estar tranquilo e à disposição da Polícia Federal com relação as investigações que tem como alvo contratos da Didáticos Editora com prefeituras cearenses.

Giovane garante que o processo de inexigibilidade se deu pelo fato da editora ser a única a fazer o tipo de projeto no Brasil. “Na verdade, não é apenas um livro; é uma produção que envolve técnicos da editora, professores e artistas da cidade,” disse. Ainda segundo Giovane, o valor mencionado foi pago pelos 5 mil exemplares do livro.

Araripe está entre as 22 prefeituras investigadas pela PF sobre suspeitas de desvio de recursos públicos no contrato com a Didáticos. Além de Araripe, no Cariri, Juazeiro do Norte, também, está entre os investigados. A PF investiga indícios de recebimento de propina por parte de servidores dos municípios. O escândalo ficou conhecido como 50/50, referência a proporção da propina.

Os recursos usados na compra dos livros, adquiridos sem licitação, vieram dos precatórios do antigo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do atual Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

MADSON VAGNER





إرسال تعليق

0 تعليقات