Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

Pages

sábado, 15 de dezembro de 2018

Aliados políticos de Camilo querem diálogo sobre secretariado do Estado

Após apresentação de proposta que reduz de 27 para 21 o número de secretarias de seu novo Governo, o governador Camilo Santana (PT) terá pela frente uma série de encontros com agremiações partidárias no intuito de abrigar os aliados. Presidentes dos 24 partidos da base que reelegeu o chefe do Executivo aguardam reunião na próxima semana, antes da definição dos nomes dos novos gestores estaduais, em meio a muitas especulações sobre nomes. 
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, o debate sobre a composição do Governo deve ocorrer na próxima semana. “É lógico que ele vai ouvir os partidos. Até o dia 1º de janeiro tudo tem que estar resolvido. Primeiro temos que votar a Reforma Administrativa”, disse Martins. A ideia, diz o chefe de gabinete Élcio Batista, é definir os nomes antes do Natal. 
Os presidentes de partidos querem ser chamados para discutir potenciais quadros que podem auxiliar na gestão. Uma das diretrizes, aponta Nelson Martins, é levar em consideração o conhecimento técnico das indicações. 
Líder do MDB, o deputado Danniel Oliveira afirma que o governador tem dialogado com o presidente do partido, Eunício Oliveira, e ficou acertado que haveria, sim, indicações emedebistas ao governo. Ele cita espaços como a Secretaria das Cidades e Recursos Hídricos, mas pondera que não há pressão por cargos. 
No comando da Secretaria das Cidades e Conselho Estadual de Educação, o PP “quer continuar ajudando o Governo”, conforme disse o presidente da legenda, o deputado federal eleito AJ Albuquerque. 
“Vamos ouvir primeiro o governador e saber mais sobre o corte das secretarias. Ainda não fui chamado, mas acredito que desempenhamos papel importante no Governo e poderemos ajudar no segundo mandato”, defendeu. 
O presidente do PPS, Alexandre Pereira, se reuniu com parlamentares da legenda, nesta sexta-feira, para tratar das mudanças da segunda gestão Camilo Santana. Para o dirigente, mesmo tendo o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o partido “tem participação muito pequena no Governo”.  Pereira destacou ainda que o governador sinalizou reunião com o PPS para a próxima semana, mas não há data. 
Quadros
O PCdoB comanda, atualmente, a Pasta da Ciência e Tecnologia, mas segundo o presidente do partido, Luis Carlos Paes, a agremiação tem “diversos quadros que podem contribuir”. Segundo Paes, a sigla aguarda diálogo para ter uma ideia de como irá participar. 
Atualmente, o partido do governador, o PT, tem como pastas principais a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). O presidente da legenda, Moisés Braz, afirma que Camilo se comprometeu em se reunir com a bancada após retorno de Brasília para tratar sobre participação petista no Governo bem como na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 
O presidente do PDT Ceará, André Figueiredo, disse que também está aguardando convite do governador para tratar da nova gestão. De acordo com ele, a sigla pedetista, antes do ingresso do grupo liderado por Ciro e Cid Gomes, foi contemplada apenas com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que deixará de existir. Há expectativa de mais espaços.
Últimas disputas

Em 1985, o deputado Murilo Aguiar, apoiado pelo então governador Gonzaga Mota, disputou a presidência da Casa com Castelo de Castro, apoiado pela oposição e pelo presidente da Casa, Aquiles Peres Mota. Uma das mais tumultuadas disputas da história do Legislativo. Na ocasião, Murilo Aguiar sofreu um infarto. O parlamentar faleceu .

Rompimento
Depois de três décadas, em 2016, o neto de Murilo, deputado Sérgio Aguiar resolve disputar a presidência da Casa com Zezinho. Por 27 votos a 18, Albuquerque foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo, algo inédito até então na Casa. A disputa provocou o rompimento do grupo governista com Domingo Filho.
Fonte DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Gonverno do Estado

Clique acima e confira ou se preferir clique AQUI

Tv Patativa do Assaré

Mob Telecom

Mob Telecom O dom de conectar: 0800-020-9000

Curta Nossa Página no Facebook

Distribuidora Roque

Nova Assaré Loteamento

Farmácia Menor Preço

Ledi Festas

Vivo em qualquer lugar use vivo

Inove Eventos

Produtos Nativus

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site