quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Em novo golpe no WhatsApp cibercriminosos utilizam mensagens personalizadas para atraírem mais vítimas

Os golpes de WhatsApp não são mais novidades. Mas, cada vez mais, os ciber criminosos estão utilizando maneiras diferentes para chamarem a atenção dos usuários e fazer com que eles não desconfiem da veracidade da mensagem. No caso deste golpe mais recente envolvendo irregularmente O Boticário, os cirber criminosos estão enviando links falsos para que os usuários insiram o CPF. A partir disso, o número é verificado na base de dados e retorna com o nome do usuário – o que torna o golpe ainda mais personalizado e com um jeito mais legítimo. Após clicar no link, o usuário é direcionado para a página falsa.

Para Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky Lab, “com os inúmeros vazamentos de dados que têm atingido pessoas do mundo todo, os cibercriminosos conseguem extrair esse tipo de informação e utilizar em novos golpes de uma maneira mais personalizada. Vimos golpes há um tempo que também eram disseminados via WhatsApp, verificavam o CPF e nome, enviavam um link com ID único e colocavam o nome da vítima na mensagem”.

Para se proteger

– Não clique em links. Principalmente os recebidos de desconhecidos, nem em links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário. Além disso, seus amigos e familiares podem ter sido enganados ou hackeados.

– Sempre verifique o link antes de clicar. Coloque o mouse em cima do link para visualizar a URL e observe com atenção se há erros de ortografia ou outras irregularidades. Além disso, caso seja uma promoção ou algo utilizando o nome de uma marca famosa, sempre acesse o site oficial da empresa – digitando o site – para confirmar a veracidade da promoção ou campanha.

– Tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos.Utilize uma solução de segurança que te alerte sobre os riscos à segurança, além de proteger os dispositivos contra phishing, malware, app mal-intencionados e outras ameaças conhecidas e desconhecidas. Além disso, mantenha sempre atualizada a solução de segurança. Empresas como a própria Kaspersky têm soluções como essa, que ajudam a prevenir e combater esses golpes.

Fonte: DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Tv Patativa do Assaré

OTONTOCLINICA

Gonverno do Estado

Clik na imágem acima e confira ou se preferir clik AQUI

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Rádio Patativa FM 105,9

Curta Nossa Página no Facebook

Juliane Leão

Juliane Leão,

Farmacêutica Esteta e cosmetóloga.

Atendimentos mensais na cidade de Assaré.

Endereço:

Avenida Perimetral, 126. (mesma clínica que Dr. Wagner Atende).

Contato: 88 9 9600 3294

Alconil Natural

Stop Fumo

Tanatopraxia

Vivo Pré

Encosta da Serra

Arena I9 Assaré-CE

Inove Eventos

Produtos Nativus

Distribuidora Roque

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Madral Madeira e Material de Construções

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site

Arquivos do Site