PATATIVA DO ASSARÉ SE VIVO FOSSE SÓ QUERIA SER POETA.


As festas realizadas em Assaré sempre nos  dias 05 de março,  com o titulo “ASSARÉ  ARTE E CULTURA” a qual homenageia o nosso saudoso Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa Do Assaré, tem sido marcadas de muita polemica e desrespeito as origens culturais e tradicionais naquilo que realmente   representou o nosso querido poeta.
Não tenho nenhuma duvida que se vivo fosse jamais aceitaria ser usado para ofuscarem aquilo que sempre defendeu com amor e gratidão a Deus, o dom de poder representar a verdadeira cultura nordestina e a essência das artes de um povo sofrido, como relata em  uma de suas poesias que leva o titulo de A TRISTE PARTIDA,  a qual o grande e também saudoso Luiz Gonzaga quando cantava dizia que aquela poesia era o verdadeiro hino do nordeste.
A politicagem sempre fez parte dessa festa, que segundo os políticos se tornou tradicional e, portanto deve ser realizada da forma como eles sempre planejam, objetivando lucros políticos e financeiros.
Ontem dia 05 foi comemorado mais um “ASSARÉ EM ARTE E CULTURA” e motivado a falta de recursos financeiros devido à crise  que enfrentam as prefeituras, segundo os gestores municipais, a festa foi a mais parecida com aquilo que o nosso Patativa pudesse admitir e concordar. Não tivemos uma programação muito fora dos padrões culturais, más vale lembrar que tudo somente aconteceu por falta de dinheiro para contratação das grandes bandas, pois se caso tivesse, não faltaria, Aviões do Forro e Wesley  Safadão dentre outros, e conseqüentemente esquecendo os Artistas da Terra, aqueles que realmente representa a cultura, como já aconteceu em outras gestões, inclusive na gestão passada, quando contrataram Aviões do Forro, onde a mesma se apresentou em uma área fechada e restrita, no caso no campo de futebol, para os promoventes lucrarem milhares de reais.
Observo com muita tristeza a programação religiosa, a qual deveria ser elaborada única e exclusivamente através da família, que tem como certa a participação da mesma. Más até a fé que existia em Patativa como também a de seus familiares queridos, são de forma descaracterizadas, onde em toda missa a figura principal deve ser sempre Jesus, e não tornar a solenidade em um palco de apresentações demagogas e exibicionistas, e de divisão da sociedade católica, pois muitos não comparecem, motivado a tudo isso como  sempre foi realizado.
VEJA COMO A MISSA DO PATATIVA MAIS UMA VEZ ESTEVE  ESVAZIADA.

Mesmo assistindo essas praticas fico feliz,  porque com tudo isso, ainda não esqueceram o nome do nosso grande PATATIVA DO ASSARÉ que somente quis ser POETA e denunciou tao bem através da sua poesia as mazelas sociais provocadas pela corrupção politica.
Jocelio Leite

Postar um comentário

0 Comentários