Menina de 10 anos tem pés infestados por pulgas da areia após andar descalça em chiqueiro

O caso de uma criança de 10 anos, que viajou ao Brasil e acabou pegando uma séria infecção na planta dos pés, ganhou as páginas da publicação científica New England Journal of Medicine. Provavelmente por andar sem sapato em um chiqueiro, a menina foi vítima de pulgas da areia.



Os pés da menina ficaram cheios de pápulas e lesões escuras devido à infecção parasitária, conhecida como Tungíase por causa do nome da espécie da pulga que causou o problema: Tunga penetrans. Nativo da América Central e do Sul, o parasita é mais recorrente em áreas rurais remotas ou pobres.

Também chamado de pulga-do-algodoeiro, o parasita entra nos pés das pessoas geralmente pelos dedos, calcanhar e sola. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são as fêmeas que penetram a pele dos seres humanos e, no orifício, depositam centenas ou até milhares de ovos.

A infecção causa coceira, inflamação e dores conforme as pulgas crescem, alimentando-se do sangue da pessoa. Ainda de acordo com a OMS, normalmente em três semanas o parasita morre e a pele da pessoa volta ao normal aos poucos.

Contudo, em áreas endêmicas, é comum ocorrer a reincidência da infecção. Nesses casos, o tratamento consiste em, por meio de uma cirurgia, extrair as pulgas da pele e aplicar doses de antibiótico tópico se houver uma superinfecção bacteriana.

A menina de 10 anos passou por remoção das pulgas nas lesões da pele e tratamento das feridas.

Fonte: Rede TV


Postar um comentário

0 Comentários