Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Águas da transposição só devem chegar ao Ceará em março de 2020


Após diversos atrasos e adiamentos, o Governo Federal trabalha com um novo prazo para a conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, que vai beneficiar entre outros estados, o Ceará: dezembro de 2019. Se concluída até essa data, as águas do “Velho Chico” devem começar a ser distribuídas no Estado a partir do dia 11 de março de 2020
O novo cronograma foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (14), por representantes do Governo Federal e das empresas responsáveis pela obra, para deputados que integram a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras na Assembleia Legislativa, que visitam os locais de obra na região do Cariri.
Também presente, o assessor especial para Assuntos Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, alerta que é preciso cobrar o cumprimento do prazo, porque “estamos no limite do limite”. 
“A gente corre o risco de só poder transferir essa água para o Castanhão no final de 2020 e aí realmente fica muito apertado. Tem que levar em conta que o Castanhão pegou pouca água e a gente tem que fazer com que esses prazos sejam cumpridos”.
Uma comitiva do colegiado, presidido pelo deputado Guilherme Landim (PDT), visita nesta sexta canteiros de obras do projeto no Ceará. 

Participam os deputados estaduais: Marcos Sobreira (PDT), Nezinho (PDT), Antônio Granja (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Nizo Costa (PSB), Walter Cavalcante (MDB) e Nelinho (PSDB). Além de representantes do Governo do Estado.
Em apresentação para a Comissão, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional sustentaram que a obra está “dominada” e que o desafio, agora, será a gestão das águas. Isso porque existem os gastos com a energia para operação e para manutenção do sistema.
Relatório 
A Comissão deve construir um relatório sobre a visita e apresentá-lo ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Para conclusão do Eixo Norte, está prevista a liberação de R$ 150 milhões do Governo Federal. Esse recurso está garantido, segundo representantes do Ministério, após a aprovação do crédito suplementar, nesta semana, de R$ 248,9 bilhões, ao Orçamento. 
Atualmente, o Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco está com 97% das obras concluídas. Em fevereiro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Regional havia prometido  finalizar o trecho até maio e bombear as águas do “Velho Chico” a partir do segundo semestre.
* A repórter viajou a convite da Assembleia Legislativa.

Fonte- DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Gonverno do Estado

Tv Patativa do Assaré

Mob Telecom

Mob Telecom O dom de conectar: 0800-020-9000

Curta Nossa Página no Facebook

Distribuidora Roque

Nova Assaré Loteamento

Motor Familia

Rua Pe. Emílio Cabral 430 Centro Assaré CE. Telefone 88- 993072328

Juliane Leão

Juliane Leão,

Farmacêutica Esteta e cosmetóloga.

Atendimentos mensais na cidade de Assaré.

Endereço:

Avenida Perimetral, 126. (mesma clínica que Dr. Wagner Atende).

Contato: 88 9 9600 3294

O Melhor Loteamento da Cidade

Vivo em qualquer lugar use vivo

Arena I9 Assaré-CE

Inove Eventos

Produtos Nativus

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Madral Madeira e Material de Construções

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site

Arquivos do Site