Deputados correm contra o tempo para garantir águas do rio São Francisco no Cariri


Mais de 12 deputados estaduais desembarcam no Cariri nesta sexta (14), e visitam Penaforte, Brejo Santo e Missão Velha para montar um relatório sobre o Cinturão das Águas e da Transposição do Rio São Francisco, obras atrasadas e que poderão ter a qualidade comprometida caso não sejam inauguradas em breve. 

A preocupação é de Guilherme Landim (PDT), que coordena a comissão. Eles querem levar o relatório obtido nos canteiros centrais das duas obras para o Ministério do Desenvolvimento Regional, e com isso pressionar para liberação de verbas.

O início da obra foi em 2007, há previsão de que ao final tenha sido investido cerca de R$ 7 bilhões na transposição. São 720 mil metros de canais que irão transferir de 1% a 3% das águas do São Francisco para abastecer açudes e rios intermitentes (que desaparecem nos períodos de seca) dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

Os deputados iniciam com isso uma corrida contra o tempo. Com canais de concreto já prontos, temem que a falta de água faça com que a obra que comprometida e desgastada. É esse o principal pleito da comitiva quando o relatório for entregue em Brasília.

Recentemente, de acordo com Guilherme, houve a liberação de mais R$ 550 milhões para a obra, a expectativa é que esta verba possa ser utilizada o mais rápido possível para que as águas possam chegar no Cariri ainda este ano.

Fonte: Miséria

Postar um comentário

0 Comentários