FAMÍLIAS DE CARIÚS CELEBRAM CHEGADA DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO

Um alívio para os moradores da comunidade de Muquém, em Cariús. Até janeiro deste ano as famílias do município viviam o drama de ver o Açude Muquém, com capacidade de 47 milhões de m³ de água, com volume de apenas 5%. Com risco de desabastecimento 100 famílias foram contemplados pelo Projeto São III do Governo do Ceará com sistema que leva. a partir de agora, água encanada a quatro localidades.
Alegria para Clébio Lima Rosalvo, de 37 anos, há 11 anos na comunidade. Acostumado a tirar o sustento da família das águas do açude, o pescador viveu a tensão de ver o açude secar com a prolongamento da seca ao ponto de deixar a profissão. “Nossa associação teve que fechar as portas e quando vimos o açude secar caímos no desespero”, relembra.
“Hoje a gente comemora a chegada de uma água boa, limpa, filtrada, principalmente porque muita gente estava desacreditada de um dia alguém olhar pra nós e pelo São José a gente foi atendido”, comenta Clébio.
Neste sábado (20) o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, esteve na comunidade para inaugurar o novo equipamento. O sistema beneficiará 34 famílias em Muquém I, 31 em Muquém II, 21 em Jatobá e 14 em Camará.
O investimento do Projeto São José III neste sistema de abastecimento, fruto da parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial, foi de R$ 590.756,20. Com a entrega o equipamento passa a ser administrado pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR).
Para o secretário De Assis Diniz todos têm muito a comemorar. “Temos conseguido virar o jogo diante daquele velha imagem do agricultor carregando água no lombo do jumento. Isto se deve ao imenso esforço em do executivo estadual. Tanto é assim que o governador Camilo Santana já anunciou R$ 600 milhões no Projeto São José IV para que boa parte deste recurso leve garantia hídrica a outras comunidades como o Muquém por todo o Ceará”, explica.
“Nosso município só tem a agradecer o esforço do governo do estado em ser sensível ao drama dos moradores desta comunidade”, comenta o vice-prefeito Robério Otoni. “Muito temos a comemorar a realização deste desafio após seis anos de seca que nos atingiram de cheio, mas graças ao Projeto São José temos a tranquilidade de seguir a vida”.
O deputado estadual Nizo Costa e a primeira-dama de Cariús, Auxiliadora Fernandes, participaram da solenidade.




Postar um comentário

0 Comentários