Cidade do Cariri na lista dos maiores riscos de incêndio florestal


Vinte municípios do Ceará têm áreas com alto risco de incêndios florestais, entre eles está Campos Sales,no Cariri. Em 2019 já foram registrados 216 focos de queimadas no estado. Os dados são parte de um estudo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram publicados nesta segunda-feira, 12. 

Segundo dados do estudo, os municípios são: Independência, Tauá, Morada Nova, Jaguaretama, Quixeramobim, Tamboril, Jaguaribe, Aiuaba, Boa Viagem, Irauçuba, Crateús, Santa Quitéria, Salitre, Sobral, Acopiara, Solonópole, Campos Sales, Quixadá, Banabuiú e Parambu. 

O supervisor do Núcleo de Estudos Básicos da Funceme, Manuel Rodrigues de Freitas Filho, aponta que “as áreas classificadas com os maiores riscos de ocorrência de incêndios florestais no Ceará são as que foram registradas os menores índices de chuva e que, ao mesmo tempo, são ocupadas pela vegetação natural de caatinga”.

Entenda 

Com a redução das chuvas no segundo semestre do ano, as queimadas costumam atingir níveis máximos. Os meses de setembro e outubro registram os picos médios de focos de queimadas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explica que as condições secas do solo e da vegetação, as baixas umidades relativas do ar, as temperaturas altas e os ventos intensos do segundo semestre do ano costumam facilitar o aumento de queimadas, transformando os focos em incêndios florestais.

Fonte: Miséria

Postar um comentário

0 Comentários