Fernando Santana quer que a estátua do Padre Cícero faça parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Ceará


Na última sexta-feira (80, durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Juazeiro do Norte, o deputado estadual Fernando Santana (PT) apresentou projeto que torna a estátua de Padre Cícero, na colina do Horto, monumento Patrimônio Histórico e Cultural do Ceará. O governador do Estado, Camilo Santana, tem interesse na aprovação da matéria.

Santana lembrou que a estátua em homenagem ao Padre Cícero foi inaugurada em 01 de novembro de 1969, pelo prefeito José Mauro Castelo Branco Sampaio. Projetada pelo pernambucano Armando Lacerda, o monumento com seus 27 metros, já foi a segunda maior do país.

“Muito mais que um simples cartão postal de Juazeiro do Norte, a estátua é o símbolo maior da religiosidade do nordestino, templo sagrado do romeiro. Do alto da colina do Horto, a estátua contempla a cidade que respira fé. Diante dela milhares de devotos, vindos de todas as regiões do país, rogam por bênçãos e agradecem por graças recebidas”, disse Fernando Santana.

Em sua justificativa, o petista afirma que após a sua construção, o monumento fez crescer o fluxo de turistas e romeiros de todas as partes do Brasil, além de estudiosos nacionais e estrangeiros, interessados em pesquisar a religiosidade regional e seus aspectos históricos, sociais e culturais.

São mais de 2,5 milhões de pessoas que visitam anualmente a estátua que completa 50 anos neste mês de novembro. “Esse grande contingente de pessoas que chegam à Juazeiro para visitar o monumento lhe confere não só importância como símbolo de fé e adoração, mas também importância como instrumento de indiscutível relevância para o desenvolvimento da economia regional, na medida em que fomenta o turismo religioso”, disse.
Por Flavio Pinto




Postar um comentário

0 Comentários