Situação desumana: Alunos de Icó iniciam ano letivo em antigo presídio

Se não fosse verdade seria no mínimo cômico. Assim é a realidade no município de Icó, na região Centro Sul do Ceará. Alunos da rede pública municipal iniciaram as aulas de 2020 em totais condições desumanas. 

O que já era ruim ficou pior ainda, principalmente com a atitude da Prefeitura Municipal em transformar celas do antigo presídio da cidade em salas de aulas, num mais completo descaso e desrespeito a dignidade das crianças que, pasmem, estão tendo que conviver essa triste realidade.

Salas pequenas, carteiras amontoadas, calor intenso, fios expostos e sem as mínimas condições de aprendizado. E não é de hoje que o município de Icó vive o caos na educação das crianças. O descaso vem de gestões anteriores e ganha maior notoriedade no mandato da Prefeita Laís Nunes. No ano passado, crianças foram flagradas sendo transportadas em canoas com rio transbordando, com forte correnteza, levando risco de vida aos estudantes filhos de agricultores e ribeirinhos.

Em outras oportunidades, estudantes,  tiveram que andar quase 15 quilômetros a pé para pegar um transporte em péssimas condições de uso, para poder chegar a uma unidade escolar na sede do município.

Em contato com a Prefeitura, assessores relataram que a situação é provisória, o que mostra total falta de planejamento e cuidado com a formação cidadã das crianças do município.

UM ESCÂNDALO ATRÁS DO OUTRO

Na atual gestão, muitos foram os absurdos contra alunos e educadores do município. Recentemente, durante manifestação na busca por seus direitos, professores foram recebidos por tiros de bala de borracha e spray de pimenta quando se concentravam em frente a sede do Poder Executivo Municipal.
As tradicionais alas políticas do município estão desgastadas ante os absurdos que vêm sendo cometidos nos últimos anos. 
As eleições deste ano prometem apresentar surpresa nas urnas.














(Val Lima)

Postar um comentário

0 Comentários