Veja a lista dos Municípios do Cariri Oeste que aguardam resultados de testes do Coronavírus


O tempo de resposta sobre os casos suspeitos de coronavírus tem sido um dos gargalos no combate à doença no Ceará. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Ceará, alega que a espera pelo resultado dos exames chega a ser de 17 dias. Moradores de 68 cidades aguardam resposta.

No Estado, segundo o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado neste domingo (29), 1.840 exames estão em análise. Devido à demora, a Sesa estabeleceu prioridades na fila de espera: testes em pacientes internados com suspeita da doença; pessoas que precisam de transplantes; daqueles que vieram a óbito supostamente em decorrência do coronavírus; e profissionais da saúde e segurança.

Lista
1.     Antonina: 8 dias
2.     Assaré; 03 dias
3.     Campos Sales: 11 dias
4.     Potengi: 11 dias
5.     Salitre: 13 dias
6.     Araripe: 7 dias
7.     Santana do Cariri: 4 dias












A presidente do Cosems, Sayonara Cidade, ressalta que essa demora é uma "dificuldade generalizada. O interior inteiro está sem resposta" e explica que os municípios receberam kits e fazem a coleta para os testes moleculares, chamado RC-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real). A análise é feita a partir de amostra de secreção nasofaríngeo coletada por uma espécie de cotonete pelo nariz ou pela boca.

Fonte: G1 Ce


Postar um comentário

0 Comentários