CEARÁ= ULTIMAS NOTICIAS DE SEGUNDA DIA 06 DE JULHO

Recuperados da Covid-19 voltam a apresentar sintomas meses após a confirmação.


O número de pessoas recuperadas da Covid-19 no Ceará já ultrapassa a marca de 95 mil, considerando casos confirmados em testes, de acordo com dados do IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Contudo, mesmo após superar os quadros médios ou graves da nova virose, muitos pacientes continuam ou voltam a apresentar sintomas, reacendendo a preocupação.
Pouco mais de um mês após ser diagnosticada com o novo coronavírus, Keila de Lima, 39, atendente de uma clínica de fisioterapia, ainda sente a presença da doença. Em maio, quando os sintomas típicos começaram, ela recorreu a uma consulta médica para averiguar o caso e testou positivo para a Covid-19. Já em julho, o cansaço e a tosse ainda são persistentes no cotidiano. “Comecei sentindo dor de cabeça, tive três dias de febre muito alta, suando muito, além de diarreia e vômitos. Logo procurei um médico, que me recomendou fazer o exame”, diz. Para o diagnóstico, Keila fez o teste RT-PCR.
A atendente permaneceu em quarentena e tratamento durante 15 dias e, depois, retornou ao trabalho. O problema é que, ainda hoje, convive com os sinais da doença. “Não tenho a disposição que tinha antes, me canso muito rápido. Atividades básicas, como varrer a casa e passar pano: não consigo mais fazê-las como antes. A tosse aparece só em alguns momentos, quando ando muito e canso”, lamenta. 
Conforme o boletim da Secretaria da Saúde do Ceará, de 1º de julho, 75,5% pacientes hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG, principal quadro de Covid-19) no Estado apresentaram falta de ar como sintoma. Outras das principais manifestações verificadas em pessoas infectadas pelo novo coronavírus são febre (74,4%), tosse (74,4%), desconforto respiratório (52,2%) e queda da saturação de oxigênio (50,9%).
DN

Com Luizianne como pré-candidata em Fortaleza, PT busca alianças.


Com a definição do nome da deputada federal Luizianne Lins como pré-candidata para a disputa na Capital, o Partido dos Trabalhadores (PT) se articula agora em busca de alianças para formação da chapa pelo Paço Municipal. Apesar de se colocar aberto ao diálogo com todas as legendas para forma uma frente 'antibolsonarista' em Fortaleza, o PDT mais uma vez é posto como uma opção "difícil" e praticamente nula.
"Existe uma dificuldade na aliança com o PDT aqui, e não é por minha causa ou por causa do PT. É difícil formar uma frente com quem fica xingando a gente, que chama petista de babaca. Não preciso disso", destacou, ao se referir a críticas feitas pelos irmãos Ferreira Gomes - desafetos de Lins e aliados do governador Camilo Santana (PT).
Mesmo sem citar diretamente os partidos que buscará apoio para sacramentar seu nome na disputa, Luizianne aponta alguns coligados e legendas que também devem ser sondadas pelo PDT, como PSB e PCdoB.
"O Élcio Batista (ex-secretário da Casa Civil) poderia ser um ótimo vice para o PT. O PCdoB poderia ter um vice conosco. Vamos botar todos os nomes na mesa para chegarmos a um consenso. E vamos buscar sempre conversando com o governador", disse.
Élcio deixou o Governo Camilo no fim do prazo de desincompatibilização, em 4 de junho, para concorrer à eleição. Ele se filiou ao PSB e é apontado como possível postulante da legenda na Capital. 
DN

Camilo determina investigação e afastamento de PMs das ruas após morte de adolescente em Chorozinho


Após a morte de Mizael Fernandes da Silva, de 13 anos, por intervenção policial em Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, o governador Camilo Santana determinou uma investigação rigorosa sobre o caso. Ele garantiu ainda que os policiais envolvidos devem ser afastados das ruas durante o proceso de apuração. O crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (1º).
“Logo após tomar conhecimento desse fato, determinei imediata, rigorosa e isenta investigação. A Controladoria Geral de Disciplina, órgão independente, abriu sindicância e o comando da Polícia Militar está instaurando um IPM [Inquérito Policial Militar], inclusive com os policiais sendo afastados das ruas durante o processo. Não tenha dúvida que a família e a sociedade terão uma resposta", disse.
O assassinato do jovem causou tensão na cidade com fechamento de comércios e um protesto que fechou por mais de uma hora um trecho da BR-116. Moradores queimaram pneus e madeira e exibiram cartazes pedindo justiça. Os estabelecimentos comerciais reabriram três dias depois da morte do adolescente.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, Mizael não tinha antecedentes criminais. A Delegacia Municipal de Chorozinho é responsável pela investigação do caso. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do homicídio. 

Família relata invasão e PMs falam em arma 

A família da vítima afirmou que os policiais militares invadiram a residência durante a madrugada procurando pelo rapaz. Eles foram informados por parentes que o menino dormia no quarto e foram até o cômodo. Após isso, ouviram-se os tiros. Já os polciais afirmaram que ele estava armado e não obedeceu a ordem para soltar o objeto e por isso foi necessário realizar os disparos. Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 
DN
Mais 4 mortes por Covid-19 são confirmadas em Juazeiro; já são 108 contabilizadas

Confirmados mais quatro óbitos por coronavírus em Juazeiro do Norte. A informação é da Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde que lamenta comunicar o fato. Em nota a gestão se solidariza com os familiares dos pacientes Os óbitos ocorreram nos dias 4 e 5 de julho. Trata-se de quatro homens; um de 40 anos, sem comorbidade; um de 72 anos, sem comorbidade; um de 98 anos, com doença cardiovascular crônica; e um de 66 anos, sem comorbidade.
Até a tarde deste domingo (5), o Município notificou 14.930 pacientes, dos quais 20 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 10.854 casos descartados e 4.056 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 49 hospitalizados, 2.150 em isolamento domiciliar, 1.749 que já estão recuperados, e 108 óbitos.
Com a ampliação da realização de testes rápidos, estão sendo detectadas mais pessoas infectadas, o que possibilita as orientações quanto ao isolamento domiciliar e quanto ao tratamento adequado à necessidade de cada caso.
 A Prefeitura Municipal, alinhada com as medidas do Governo do Estado do Ceará, segue desenvolvendo ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus, ampliando estruturas de atendimento e reforçando a necessidade do isolamento social mais rígido para barrar o avanço da transmissão da doença.
Miséria 


Postar um comentário

0 Comentários