ASSARÉ CE. Áudios vasados revelam que o Trator apreendido pela Justiça é realmente do Prefeito Evanderto Almeida .OUÇA


Foi dado entrada na Justiça Eleitoral de Assaré um pedido de cassação dos registros de candidaturas de Evanderto Almeida e Caninana do Forró onde são acusados da prática de abuso do poder econômico, abuso do poder político e de captação ilícita de votos, quando o Prefeito permitiu que particulares usassem do trabalho de servidores do Município e de máquinas alugadas pela Prefeitura para serviços particulares.

A ação tem fundamento numa denúncia feita pelo Vereador Zé de Letícia ao Ministério Público Eleitoral de Assaré onde foram apresentados vários áudios e vídeos do Prefeito tratando com eleitores sobre serviços de construção de açudes e barreiros por um trator de esteira dele e da perfuração de poços profundos nas localidades de Barriguda, Várzea Comprida, Gurdiana e Sabonete.

A denuncia feita pelo Vereador levou inclusive a prisão em flagrante do servidor municipal de nome Iranildo, sendo esta prisão feita pelo próprio Promotor de Justiça Eleitoral quando flagrou o servidor dirigindo um caminhão prancha alugado pela Prefeitura de Assaré nas terras do Sr. Fransquinho de Jaca, no Sitio Sabonete. Nesta ocasião também foi apreendido um trator de esteiras da marca KOMATSU que seria do Prefeito.

A Policia Civil apurou durante o inquérito policial que o caminhão prancha pertence a empresa R1 EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS LTDA que fora alugado pelo Município, tendo inclusive sido apresentado o contrato de locação ao Delegado. Esta empresa é a mesma que está sendo investigada pela PROCAP nas operações COISAS DE PAI e LOCUPLETARI, tendo sido recentemente apreendida pela Policial Civil outro veículo da mesma que estava na garagem da Prefeitura de Assaré.

Nos depoimentos prestados pelo Promotor de Justiça Dr. David e pelo servidor da Promotoria de Justiça de Assaré o Dr. Osmar, ficou bem claro que a ordem para os serviços partiu de servidores da Prefeitura lotados na Secretaria de Obras do Município.

No seu depoimento Iranildo afirmou que as ordens eram recebidas do Secretário de Obras da Prefeitura e de seu assessor, o Sr. Gilvan, que nas palavras dele era quem “dava as coordenadas”. Atualmente o Secretário de Obras é Anisio Mota, cunhado da Vice Prefeita e candidata a Vereadora Maria É Braga Mota. Gilvan é o responsável pelos transportes.

No seu depoimento, o tratorista de apelido Engomadinho disse que o trator era usado pelo Prefeito e fora alugado de uma empresa que fica na cidade de Jaguaribe e que há oito meses trabalhava para o Prefeito fazendo serviços no trator. Também o motorista da prancha informou que trabalhava para a Prefeitura como contratado temporário há oito meses e que seu serviço era transportar o trator.

Na denúncia foram apresentados vários áudios e vídeos onde o Evanderto trata dos serviços que deveriam ser feitos pelo trator, como a construção de um açude nas terras de Raimundo Maleiro, a construção de um barreiro e a limpeza de terras para Damião Maleiro, abertura de estrada para Irene e vários outros serviços.

A gravação deixa bem claro as ordens do Prefeito, dos serviços que devem ser feitos, quando e onde e para quem. Também se pode ve que nas conversas estavam presentes muitas pessoas. O prefeito fala de tudo: dos serviços do trator, de máquinas quebradas, de licitações, de como compra o combustível e as peças das máquinas, de viagens para atender pedidos de eleitores, etc.

Segundo o Vereador a mesma denúncia de uso do trator e do caminhão prancha também foi apresentada em Fortaleza no Ministério Público Federal Eleitoral, devido a ligação da empresa R1 EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS LTDA que está sendo investigada por outras irregularidades pela PROCAP. Isto porque como envolve o Prefeito, só o Tribunal de Justiça Eleitoral pode abrir o processo contra ele.

Outra denúncia fala que o prefeito ainda doou a um eleitor um poço profundo todo instalado na localidade de Sabonete. Nos áudios o próprio eleitor que foi beneficiado diz que o Prefeito chegou pra ele e preguntou em que ele votaria, quando ele disse que votava em que lhe desse um poço. Poucos dias depois o Prefeito mandou que Zé Sampaio providenciasse a marcação do poço.


Com o poço marcado, o Prefeito mandou a máquina do Galego dos Poços para fazer o serviço, tendo poucos dias depois mandado instalar a bomba e ligar a energia, estando o poço hoje funcionando e abastecendo a casa do Sr. Zé Sampaio.


Todos estes fatos foram denunciados ao Juiz Eleitoral onde o Candidato a Vereador Zé de Letícia pede a cassação do registro de Evanderto e Caninana. Mas devido estarmos a poucos dias da eleição, esta ação só deve mesmo ser julgada depois do pleito. Assim, se forem eleitos, correm sérios riscos de perderem seus mandatos.

OUÇA OS ÁUDIOS ABAIXO






 




Postar um comentário

0 Comentários