Vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará hoje, e imunização começa na quarta-feira, 20. OUÇA O GOVERNDOR CAMILO SANTANA


As vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará ainda hoje, e começam a ser distribuídas aos municípios no mesmo dia. O governador Camilo Santana está em São Paulo, acompanhando pessoalmente o envio do imunizante ao Ceará.

A previsão de chegada de um primeiro lote com 218 mil doses de CoronaVac (produzidas pela chinesa Sinovac em parceria com Instituto Butantan) é até o início da tarde. Na sequência, as vacinas serão distribuídas regionalmente. 

O planejamento da Sesa é que a vacinação nos municípios comece simultaneamente na manhã da quarta-feira, 20. 

Numa logística desenvolvida pelo Governo do Ceará que envolve aviões, helicópteros e caminhões, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.  

Refrigeradores e insumos para a vacinação, como seringas, agulhas, luvas e algodão, já começaram a ser distribuídos no Ceará na semana passada, demonstrando articulação e planejamento da administração estadual e, sobretudo, seriedade quando se trata da saúde e da vida dos cearenses. 

O Estado vai receber 96 volumes (2.880 kg) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País.

Serão vacinados 109 mil cearenses na Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação, assegurando que este mesmo grupo receba a aplicação da segunda dose do mesmo tipo de vacina, garantindo assim maior eficácia. Importante ressaltar que o imunizante não deve ser aplicado em gestantes. 

A prioridade será para profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos institucionalizados (que residem em asilos). Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas. 

O governador Camilo Santana destacou que o Ceará está preparado para executar a logística e fazer com que a vacinação chegue aos municípios o mais rápido possível.




Postar um comentário

0 Comentários