Secretaria da Saúde orienta viajantes e monitora casos suspeitos da nova variante do coronavírus. OUÇA ENTREVISTA



A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publicou ontem duas notas técnicas de alerta sobre as novas variantes do coronavírus. Uma orienta viajantes que chegam ao Estado vindos de localidades com circulação de novas mutações e a outra determina procedimentos para monitorar casos suspeitos.

O monitoramento deve ser feito pelas unidades da rede estadual de saúde. A Sesa afirma que não há casos confirmados no Ceará.

 O Brasil apresentou, até 31 de janeiro de 2021, segundo as notas técnicas, a presença de novas variantes em amostras de pacientes do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará e Sergipe.

Aos viajantes que têm esses estados como local de origem, é recomendada quarentena após a chegada no Ceará e automonitoramento em relação ao surgimento de sintomas. 

No caso de sintomas que sugiram doença respiratória aguda durante ou após a viagem, um profissional de saúde deve ser procurado para compartilhar histórico de viagens.

Países como Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Jamaica, México, Peru, Japão, Reino Unido, África do Sul e República Dominicana também são considerados de risco, com circulação de novas variantes do coronavírus.

A secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, detalha sobre as duas notas técnicas sobre a variante do coronavírus.





Postar um comentário

0 Comentários