ASSARÉ CE. Secretaria da Saúde nega distribuição de vacinas AstraZeneca vencidas


A Secretária de Saúde de Assaré Sheila Martins informou a nossa reportagem  que o órgão não distribui vacinas da AstraZeneca fora da validade.

A matéria veiculada pela imprensa dava por conta da distribuição e aplicação de 09  doses da vacina AstraZeneca. O Ceará teria aplicado 700 doses em 60 municípios.

A denúncia foi feita nesta sexta-feira, 02, pelo Jornal Folha de São Paulo.

NOTA DA SECRETÁRIA DE SAUDE ASSARÉ.

Dos lotes das vacinas informados, já procuramos um a um nas notas de fornecimento e não recebemos nenhuma vacina fora do prazo de validade.

Cada cidadão vacinado do Assaré, pode averiguar o lote do imunizante, com a data de vencimento no seu cartão de vacina e conferir com a data que tomou o imunizante.

Temos a segurança que nenhuma vacina foi administrada fora do prazo de validade.

Ao recebermos doses nao estocamos! Programamos sempre imediatamente momentos de vacinação.

Atenciosamente,

Sheyla Martins


Nota da SESA

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que não distribuiu vacinas fora da validade.A pasta recebeu dois lotes de imunizantes contra a Covid-19 que estão citados na matéria da Folha de S.Paulo desta sexta-feira (2). Desde que recebeu as primeiras doses, no dia 18 de janeiro de 2021, o Ceará tem distribuído os imunizantes a todos os 184 municípios com logística desenvolvida pelo Estado por meio de aviões, helicópteros e caminhões.

A Sesa controla o envio das vacinas até sair da Central de Armazenamento e Distribuição (Ceadim) do Estado e orienta os municípios sobre a validade das vacinas.

LOTE – 4120Z005 ASTRAZENECA/OXFORDRecebido: 

23 de janeiro de 2021 Vencimento: 14 de abril de 2021

LOTE – CTMAV505 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 26 de março de 2021 Vencimento: 31 de maio de 2021

O Ministério da Saúde (MS) informou que houve um erro na embalagem das doses da Vacina SARS-CoV2 – Laboratório AstraZeneca (Lote: CTMAV505). Apesar de as doses terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), nas embalagens primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do Sistema de Insumos Estratégicos em Sáude (Sies), do MS, o prazo de validade está 31/5/2022. A informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é 31/05/2022.

Link 

https://www.saude.ce.gov.br/2021/07/02/sesa-nao-distribuiu-vacinas-fora-da-validade/




Postar um comentário

0 Comentários