Lula desembarca no Ceará na sexta (20) para encontro com líderes políticos e movimentos populares

 
De olho em 2022, o ex-presidente Lula já desembarcou no Nordeste e deve chegar ao Ceará na próxima sexta-feira (20). Entre as principais apostas da agenda, está o encontro com o governador Camilo Santana (PT) e a discussão sobre o cenário nacional com lideranças de partidos aliados. Esta é a primeira vez que o ex-presidente vem ao Ceará após ser apontado como pré-candidato petista ao Palácio do Planalto no próximo ano.

A visita ao Ceará é aguardada com expectativa pelos petistas do Estado. A exemplo do que ocorreu na passagem por Pernambuco, o principal foco devem ser o enfrentamento ao governo Bolsonaro e a discussão do cenário para 2022. Contudo, parlamentares cearenses também querem discutir o cenário local e o futuro da aliança entre PT e PDT no Ceará.

O Ceará é o quarto estado nordestino a ser visitado por Lula nessa passagem pela região. Ele encerrou a visita à Pernambuco nesta segunda-feira (16), após dois dias de articulação política e encontros com movimentos sociais e populares. De lá, segue para o Piauí.

COMPROMISSOS NO CEARÁ

O ex-presidente Lula chega ao Ceará no final da tarde da sexta e permanece até a segunda-feira (23). Os detalhes da agenda oficial no Estado ainda estão sendo fechados, mas alguns compromissos foram confirmados.

No sábado pela manhã, Lula deve visitar o Porto do Pecém acompanhado do governador Camilo Santana. Logo após, Camilo deve oferecer um almoço para Lula. As reuniões com lideranças partidárias devem ocorrer apenas na segunda, no hotel onde o ex-presidente ficará hospedado.

Devem ser recebidos os dirigentes de partidos progressistas, como o Psol e o PCdoB, assim como de legendas aliadas - caso do MDB, de Eunício Olveira. Parlamentares do PDT também foram convidados, mas ainda não há confirmação se essa reunião ocorrerá.

RELAÇÃO COM O PDT

No Ceará, a aliança entre PDT e PT - tendo como principal fiador o governador Camilo Santana - é um dos principais gargalos nas articulações de Lula para 2022. Isso, porque com a pré-candidatura à presidência confirmada, Ciro Gomes (PDT) tem feito sucessivos ataques ao ex-presidente e ao PT - atraindo antipatia de setores nacionais e locais da legenda petista.

O deputado federal José Airton (PT) é um dos que querem levar a conjuntura estadual para a mesa de conversas com Lula - principalmente quanto à sucessão do governador Camilo Santana.

"É um grande equívoco de uma parte dos petistas do Ceará defender que o PT entregue a cabeça de chapa para o PDT. Sou contra essa posição e defendo que nós não podemos abrir mão de ter um palanque leal ao presidente Lula no Ceará", afirma.

ENCONTRO COM MOVIMENTOS POPULARES

Para encerrar a agenda em Pernambuco, Lula participou de um ato cultural com movimentos sociais, movimentos sindicais e influenciadores digitais - evento restrito devido às regras sanitárias. O ex-presidente visitou, ainda na manhã da segunda, um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

No Ceará, também devem ocorrer compromissos semelhantes. Um encontro com movimentos culturais e influenciadores digitais deve ser agendado para a sexta ou o sábado. No domingo, o ex-presidente deve descansar. Fonte: DN.



Postar um comentário

0 Comentários