PF desarticula quadrilha que falsificava documentos para fraudar benefícios sociais em Catarina

 
A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que falsificada documentos para fraudar benefícios sociais no Interior do Ceará e no estado do Piauí. Um total de nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 25ª Vara da Justiça em Iguatu, no Centro Sul do Estado, são cumpridos nas cidades de Catarina e Acopiara, no Ceará e em Oeiras (PI). Sete pessoas foram indiciadas.

Cerca de 30 policiais federais dos dois estados participam da ação. O objetivo é o de instruir inquérito policial que apura organização criminosa atuante da região de Acopiara, na confecção de documentos falsos como Certidões de Nascimento supostamente expedidas em cartórios do Ceará, RG's e CPF's expedidos no Piauí, todos pertinentes a idosos com mais de 65 anos. Um advogado da cidade de Catarina é um dos investigados, por atuação nos pedidos fraudulentos de amparo social ao idoso, que foram protocolados junto à Agência da Previdência Social de Tauá.

As investigações tiveram início no ano de 2019. A primeira fase da ação foi deflagrada em junho de 2020. Até o momento foi apurado que mais de 55 benefícios de prestação continuada de amparo social ao idoso foram requeridos pela organização criminosa, com a utilização de documentos com suspeita de fraudes. Há suspeita de atuação para percepção de Auxílio Emergencial, benefício assistencial concedido pelo Governo Federal durante a pandemia provocada pela Covid-19.

Os suspeitos devem responder, a depender da participação, pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos e participação em organização criminosa. O termo fantasmas remete ao fato da criação de beneficiários fictícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelos investigados, por meio da montagens envolvendo falsificações ideológicas de documentos públicos. Fonte: O Povo



Postar um comentário

0 Comentários