UFC inaugura campus em Itapajé; aulas começam em setembro

 
Nesta sexta-feira, 27, será inaugurado o campus da Universidade Federal do Ceará no município de Itapajé. A solenidade de inauguração, que terá início às 11 horas, contará com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro e do reitor Cândido Albuquerque. A nova unidade, localizada a cerca de 130 quilômetros de Fortaleza, nomeada Jardins de Anita, se soma aos campi de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, além dos campi da Capital.

As aulas no campus iniciarão em setembro, com três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados. Cada curso poderá ter 30 alunos, totalizando até 90 estudantes, que serão selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

De acordo com a assessoria da UFC, aulas e atividades administrativas serão presenciais e seguirão todos os protocolos de segurança exigidos ou recomendados pelo poder público e pelas autoridades sanitárias devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Para viabilizar o início das atividades acadêmicas, uma das vias de acesso ao campus está passando por pavimentação. A obra é uma parceria da Câmara Municipal de Itapajé e da Prefeitura do município.

O novo campus tem cinco professores já aprovados em concurso público, que serão empossados até o início das aulas. Eles vão se somar a três servidores técnico-administrativos. Posteriormente, segundo a UFC, o campus deverá receber mais cinco professores e outros quatro servidores técnico-administrativos.

Instalada em dois blocos que incluem salas de aula, laboratórios, setores administrativos, além de área de convivência, a estrutura do campus de Itapajé está pronta para entrar em funcionamento. Futuramente, de acordo com a Universidade, será inaugurado o teatro do campus, primeiro equipamento da UFC voltado ao desenvolvimento de ações artístico-culturais no interior do Estado.

O espaço tem 286 lugares na plateia e palco com 10 metros de largura. Além disso, possui camarins, bilheteria, salas de ensaio, área administrativa, um anfiteatro na parte externa e espaços para restaurante e biblioteca. A UFC planeja estruturar o equipamento cultural também para a realização de projeções de cinema, transformando-o em um cineteatro.

"As contribuições de um campus dessa natureza são imensas. A UFC mais uma vez imprime sua marca no intuito da interiorização do ensino, ou seja, na tentativa de proporcionar aos alunos do interior acesso ao nível superior de qualidade, que propicia todo o processo de desenvolvimento econômico e social dessas regiões", afirmou, por meio de assessoria, o professor Márcio Veras Corrêa, presidente da Comissão de Implantação do campus. 

Fonte: O Povo



Postar um comentário

0 Comentários