Ceará receberá a primeira usina de hidrogênio verde do Brasil com operação já em 2022


Em solenidade virtual, o governador Camilo Santana anunciou, ontem, ao lado da diretoria da EDP do Brasil, a instalação do projeto piloto para implantação de uma usina de hidrogênio verde no Pecém. 

A operação do equipamento está prevista para iniciar em dezembro de 2022, atraindo um total de R$ 41,9 milhões de investimentos. 

Instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a planta será a primeira do grupo, com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível com garantia de origem renovável. 

A usina de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém, instalada na cidade de São Gonçalo do Amarante,  que deve gerar o combustível limpo com garantia de origem renovável. 

O projeto prevê ainda a análise da cadeia produtiva do gás; de modelos de negócios; parcerias estratégicas com indústrias, empresas de serviços e empresas automotivas; geração e armazenamento do combustível; e adaptações em mobilidade utilizando o gás hidrogênio, nos transportes rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo. 

O governador Camilo Santana celebrou a parceria com a empresa EDP do Brasil e o pioneirismo do Ceará na produção de hidrogênio verde. 





Postar um comentário

0 Comentários