Deputado José Airton participa da COP-26


O deputado José Airton (PT-CE) será um dos representantes do Congresso Brasileiro na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26). A 26a edição do evento será realizada entre 1 e 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O parlamentar destaca como temas mais relevantes a serem debatidos no evento as questões relacionadas ao desmatamento, desregulamentação ambiental, liberação de agrotóxicos e mercado de carbono.

“A contribuição mais importante que o Brasil pode dar para o controle das mudanças climáticas é o desmatamento zero, principalmente na Amazônia”, defende José Airton. Ele aponta ainda que o atual governo permitiu um “afrouxamento da fiscalização” e as consequências são severas. Recente pesquisa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade mostrou que apenas 29% dos parlamentares consideram o combate ao desmatamento a principal medida ambiental. De acordo com o estudo, quase todo o desmatamento em 2020 foi ilegal e apenas 2% foram penalizados.

“O desregramento ambiental tem sido uma marca do Brasil nos últimos dois anos e isso está cobrando um preço elevado para nosso país e até para o mundo”, aponta o deputado, que integra a Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis e é titular da Comissão de Turismo da Câmara. As alterações vêm ocorrendo no âmbito do Governo Federal e seus ministérios, por meio de decretos, portarias e despachos. Para José Airton, é necessário impedir que esse processo se dê também no âmbito do Legislativo.


Retrocesso

O relatório anual de emissões de CO2 (Emissions Gap Report), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), traz uma análise das contribuições das 20 maiores economias do mundo (G-20). E o Brasil é o único país que apresenta retrocesso, o que configura violação do Acordo de Paris. “Esse resultado envergonha o Brasil perante o mundo”, comenta o deputado. Já tramita na Câmara dos Deputados um projeto que prevê a criação de um mercado voluntário de créditos de carbono. Crédito de carbono é um certificado que atesta e reconhece a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global. 







Postar um comentário

0 Comentários