NOVA OLINDA CE. Prefeito Ítalo Brito desobriga o uso de máscara em espaços públicos


O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PP), assinou na manhã desta quarta-feira (6) o decreto de nº 57/2021, que desobriga o uso de máscara em espaços públicos do município. A gestão municipal afirmou que a flexibilização foi tomada após a cidade conseguir imunizar totalmente contra a Covid-19 88,7% da população adulta, com vacinas de duas doses ou dose única. 

Entre as justificativas para a decisão da flexibilização, foi mencionada a diminuição de incidência de novos casos e internações por Covid-19 na ala dedicada à doença em Nova Olinda, desativada provisoriamente na última semana por falta de pacientes. 

O decreto que dispensa o uso de máscaras em lugares públicos de Nova Olinda passa a vigorar já nesta quarta-feira (6), mas fica mantida a proibição de aglomerações, ainda que de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. A obrigatoriedade do uso de máscara fica mantida para locais fechados. 

Nossa reportagem conversou com o prefeito Ítalo Brito sobre o assunto. O gestor municipal disse que com a sua decisão somente estaria adequando o município com os decretos expedidos pelo governo do estado onde permite a presença de até 400 pessoas em lugares públicos.  

Entramos em contato com a secretaria de saúde do estado a qual expediu uma nota de esclarecimentos

NOTA
Nota do estado sobre liberação das máscaras 👇
Todas as decisões do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais são baseadas em estudos epidemiológicos e relatórios técnicos, atualizadas periodicamente conforme monitoramento.

Essas informações são compartilhadas com o comitê, que reúne Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, de onde são decididas as medidas que constam no decreto estadual relativo à pandemia. 

Esta possibilidade ainda não é cogitada, tendo em vista não haver contexto favorável para abolir ou flexibilizar o uso de máscaras.




Postar um comentário

0 Comentários