Assembleia Legislativa assina termo de adesão à plataforma que cria oportunidades para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará será o primeiro parlamento do País a assinar termo de adesão à plataforma Um Milhão de Oportunidades, iniciativa que reúne Nações Unidas, empresas, sociedade civil e governos para gerar um milhão de oportunidades de formação e acesso ao mundo do trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade. A assinatura do termo de adesão ocorrerá na terça-feira (09/11), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, às 14h30min.

A solenidade contará com as presenças do presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), da representante do Fundo das Nações Unidas no Brasil para a Infância (UNICEF), Florence Bauer, do chefe do Escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, do coordenador do UNICEF para o Semiárido Brasileiro, Dennis Larsen, do presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia, Renato Roseno (PSol), e da primeira-dama do Parlamento Estadual, Cristiane Leitão. A adesão se dará por meio do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa.

Na ocasião, Florence Bauer apresentará a plataforma Um Milhão de Oportunidades aos presentes. A iniciativa parte do princípio de que uma oportunidade pode transformar uma vida e uma vida transformada pode mudar uma comunidade. Dessa forma, atingir um milhão de jovens pode mudar os rumos de uma geração a partir da oferta de oportunidades para adolescentes e jovens, em especial negros e pardos, indígenas, moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência.

“Temos apoiado na Assembleia Legislativa diversos programas de Governo que proporcionam oportunidades aos jovens. No entanto, acreditamos que essa proteção social não pode ficar restrita ao poder público, por isso é essencial apoiarmos também iniciativas que reúnem instituições importantes como o UNICEF, o setor privado e a sociedade civil”, afirma o presidente Evandro Leitão. “Estamos felizes por ser a primeira Assembleia Legislativa a assinar essa adesão, o que significa, na prática, que este Parlamento está comprometido com a juventude cearense”, complementa.

Publicação impressa

Além da assinatura, será lançada a versão impressa da publicação “Meninas no Ceará: a trajetória de vida e de vulnerabilidades de adolescentes vítimas de homicídios”. A publicação, coordenada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia, é fruto de uma pesquisa quantitativa e qualitativa que conta história de 133 meninas, sendo 62 delas vítimas de homicídio no Ceará.

De acordo com o deputado Renato Roseno, as pesquisas do Comitê têm orientado a elaboração de políticas públicas baseada em evidências. “A publicação impressa desse levantamento com a assinatura do termo de adesão à plataforma Um Milhão de Oportunidades demonstra o compromisso do Parlamento Estadual no combate à violência e proteção da nossa juventude”, avalia o parlamentar.

Após assinatura do termo de adesão e da apresentação da publicação, haverá inauguração da sede do UNICEF, no quinto andar do Anexo 2 da Casa, espaço cedido pela Assembleia Legislativa para o funcionamento da instituição.

Semana Cada Vida Importa

A agenda com o UNICEF compõe a programação da 4ª edição da Semana Cada Vida Importa, estabelecida pela Lei N.º 16.482 de 19 de dezembro de 2017, que estipula a realização da Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, mobilizada pela Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Prevenção e Combate à Violência. A Semana ocorre próximo ao dia 12 de novembro, data que marca a Chacina do Curió, episódio que vitimou 11 jovens de homicídio na grande Messejana em 2015.

Saiba mais sobre a plataforma Um Milhão de Oportunidades: https://1mio.com.br 







Postar um comentário

0 Comentários