Operação de combate à violência contra idoso gera 113 inquéritos no Ceará

Operação Vetus II, deflagrada em todo o o País, averiguou 556 denúncias. Um homem foi preso no Montese suspeito de estuprar a própria mãe, de 85 anos 


A operação Vetus II resultou na instauração de 113 inquéritos para apurar casos de violência contra idosos no Ceará, além da prisão preventiva de um homem de 58 anos, no bairro Montese, suspeito de estuprar a própria mãe, uma idosa de 85 anos. Foram averiguadas pela Polícia Civil do Estado 556 denúncias feitas ao Disque 100 e outros canais. Os casos se distribuíram por 19 municípios. 

Além disso, os 40 profissionais de segurança pública empregados na operação atenderam 396 idosos vítimas de violência, realizaram 2.697 visitas e foram lavrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

A operação, que é realizada desde o dia 15 de outubro último, teve o balanço divulgado pela Polícia Civil nesta quinta-feira, 18. Em entrevista coletiva, a titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Assine Pushnews Deficiência (DIPIPD), a delegada Rena Gomes, afirmou que foram apurados casos de violência física, exploração econômica, violência psicológica, violência medicamentosa, entre outros.

Segundo ela, além das investigações policiais, a operação acionou a rede de proteção dos órgãos públicos para tirar as vítimas identificadas da situação de violência. Também foram solicitados mandados de busca e apreensão em Instituições de Longa Permanência para Idosos a fim de averiguar a veracidade de denúncias nesses locais. 

Essas investigações seguem em andamento e não foram tiveram detalhes divulgados.

O homem preso no bairro Montese pela violência sexual contra a mãe também é suspeito de ameaçar e agredir verbalmente a idosa. “Quando a equipe de policiais fez a captura, ele estava nas redondezas da residência da idosa. Ele disse que ainda morava com ela, quando a gente o ouviu”, disse Rena Gomes. 

Na operação Vetus I, deflagrada em outubro de 2020, foram apuradas 222 denúncias no Ceará, que culminaram com a instauração de 63 inquéritos policiais. Três pessoas foram presas e 105 pessoas idosas vítimas de violência foram atendidas. 


 Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas em qualquer delegacia. Os casos também podem ser denunciados pelo Disque 100, do MMFDH, e diretamente à Delegacia de Proteção ao Idoso no número (85) 3101 2496.   

FONTE: O POVO



Postar um comentário

0 Comentários