ASSARÉ CE. Conheça um dos homens que salvou milhares vidas no município e região.


O município de Assaré, localizado na região do Cariri Oeste, é muito conhecido nacionalmente e internacionalmente, por ser o berço do maior poeta popular do mundo,  o Patativa do Assaré.

Nesta edição, o nosso blog, trás á memória e a trajetória de um dos homens que mais prestou serviços a sociedade assareense e região. José Alves de Freitas (Dr. Laércio).

Nascido em Várzea Alegre, aos 6 de maio de 1946, José Alves de Freitas, conhecido como Dr. Laécio, é filho de Joaquim Batista de Freitas e Maria Alves de Freitas. Cursou seus primeiros estudos em sua terra natal, transferindo-se para Recife, onde veio se formar em medicina, aprimorando-se em cirurgia geral pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Casou-se com Ana Amélia Freire de Freitas, e deste matrimônio nasceram três filhos: Laélia Maria, Lilian Maria, e Lívio José, que lhe presentearam com os netos: Laércio Aysha, Emily, Joaquim, Maria Alice, Laerte e Leticia.

Em 1972 veio para o Assaré, onde fixou  residência até os dias atuais. Nesse período fundou a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora das Dores, juntamente com Dr. Ernandes Farias, através de muita luta na realização de campanhas, conseguindo muitas doações para o funcionamento da instituição. Dr. Laércio chegou até mesmo ser o costureiro das roupas para os pacientes, sendo Diretor Geral do único  hospital no município por muitos anos. Além disso fundou a clinica médica de Assaré-CLIMA. Especializou-se em cardiologia, estética facial e ultrassonografia. Profissional exemplar, destacou-se na região como cirurgião competente, tendo salvado milhares de vidas.

Na politica, exerceu a função de secretário de saúde  de Assaré, entre os anos de 1989 a1996. Ocupou o cargo de de vice-prefeito municipal, por dois mandatos de 1997 a 2004. Dr. Laércio também foi professor de Desenho Geométrico, no Ginásio Assarense, e de Ciências na Escola 1° Grau Raul Onofre. Artista Plástico, seus desenhos e pinturas são marcantes. Projetou as escolas dos distritos de Aratama  e Amaro e a primeira Praça da Matriz, como também a pintura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Dr. Laércio teve papel ativo com a participação nos eventos socioculturais, trazendo para a cidade os festejos juninos, ensaiando incansavelmente as tradicionais quadrilhas de São João com os estudantes e com as pessoas da terceira idade. Também foi o idealizador da construção do Clube Social do Assaré, onde grandes festas aconteceram. 

Realizador de muitas festas, foi através dele que o Assaré recebeu shows de artistas renomados. como: Trio Nordestino e Luiz Gonzaga.

Dr. Laércio é uma figura ilustre em Assaré, que prestou relevante contribuição em varias áreas da sociedade, construindo um legado que sempre será lembrado e valorizado por gerações de  assareenses que vieram ao mundo por suas mãos.

PUBLICAÇÃO DA 1° EDIÇÃO DA SECRETÁRIA DE CULTURA DE ASSARÉ EM 19 DE JULHO 2021.





 

        

Postar um comentário

0 Comentários