Deputado Idilvan Alencar manifesta preocupação com cobrança da Enel que ameaça serviço de pequenos provedores de internet no Ceará


A Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia no Ceará, informou que vai passar a cobrar, a partir de março, uma taxa mensal dos provedores de internet sobre equipamentos instalados em postes de energia. O valor pode chegar a R$ 75 por poste. Pequenos provedores de internet estão preocupados, pois os novos custos elevarão consideravelmente os custos do serviço.

Na manhã desta sexta-feira (18), o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) entregou ao governador Camilo Santana e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, um oficio relatando as preocupações dos pequenos provedores do estado e pedindo medidas para a situação.

Na terça-feira (15), Idilvan tinha se reunido com 97 representantes da categoria para debater medidas. Hoje em dia já é cobrado uma taxa de R$ 12,50 por poste utilizado para distribuição de internet. Para os provedores, essa nova taxa elevará significativamente os custos para o consumidor final, o que vai prejudicar a competitividade no setor e causar a falência dos pequenos negócios. As grandes empresas de telecomunicações, geralmente, possuem acordos de isenção fiscais que as isentam do pagamento dessas taxas.

“Esse aumento ameaça não só a existência das pequenas empresas, mas também o fornecimento do serviço de internet nas pequenas localidades onde as grandes operadoras não conseguem chegar", destacou Idilvan preocupado com a situação no setor.

Com o ofício entregue hoje, Idilvan espera a abertura de um canal de diálogo entre a Enel e os categoria de provedores de internet para buscarem uma solução para a situação. Para o parlamentar, esse impacto pode prejudicar também a educação. "Essa realidade pode prejudicar a conexão de estudantes que utilizam a internet para acompanhar as aulas no ensino remoto. Isso vai atrasar a recuperação e avanço da aprendizagem, principalmente nas regiões do interior do estado", destacou o parlamentar.

Idilvan entrega ofício dos pequenos provedores de internet para o governador Camilo

Idilvan entrega ofício dos pequenos provedores de internet para o presidente da AL, Evandro Leitão
 




Postar um comentário

0 Comentários