Governo do Ceará entrega Medalha da Abolição 2020-2022 aos agraciados


Na noite deste histórico 25 de março, o Governo do Ceará Camilo Santana entregou a Medalha da Abolição, a mais alta distinção do Estado, a oito personalidades.

 

O evento aconteceu  em solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza. 

A entrega também marca a retomada de cerimônias presenciais após dois anos de suspensão por conta da pandemia da covid-19.

Na oportunidade, o governador Camilo Santana falou sobre o simbolismo de entregar a comenda aos agraciados na Data Magna do Ceará, destacando o esforço e a união dos cearenses para vencer a covid-19.

 

Desta vez, a Medalha da Abolição foi concedida em reconhecimento às trajetórias e contribuições de:

Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, ex-procuradora-geral de Justiça do Ceará e titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Espedito Seleiro (Espedito Veloso de Carvalho), artesão e Mestre da Cultura do Ceará.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira, desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará.

Tom Cavalcante (Antônio José Rodrigues Cavalcante), humorista, ator, apresentador, radialista e dublador.

Capacete Elmo, inovação cearense utilizada no tratamento de pacientes com covid-19.

Preto Zezé (Francisco José Pereira de Lima), presidente da Central Única das Favelas, empreendedor, produtor cultural e musical.

Amandinha (Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo), jogadora de futsal, tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol e eleita oito vezes a melhor do mundo na modalidade.

Cid Ferreira Gomes, senador da República, governador do Ceará por oito anos e ministro da Educação no governo Dilma Rousseff.

José Ricardo Montenegro Cavalcante, industrial cearense há 34 anos e presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

 

Em 25 de março de 1884, o Ceará foi a primeira província brasileira a libertar a população negra escravizada. 

 

Uma ação pioneira, realizada quatro anos antes da Lei Áurea, que declarou a Abolição para todo o Brasil em 13 de maio de 1888. 

O que deu ao Ceará o título de Terra da Luz. Assim, 25 de março é celebrado como a Data Magna do Ceará, instituída como feriado estadual no dia 6 de dezembro de 2011. 

 

Um marco histórico que também rememora o protagonismo de mulheres e homens que lutaram pela liberdade e igualdade do seu povo.

Com informaçoes CPN de Nova Olinda




 

Postar um comentário

0 Comentários