Pesquisa XP/Ipespe: Lula lidera com 45%; Bolsonaro tem 34% e Ciro, 8%


Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 27, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira da corrida presidencial, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada - quando o entrevistador oferece opções de nomes. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 34%. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparece com 8% da preferência do eleitorado, enquanto os demais nomes atingem, no máximo, 3%. Votos brancos e nulos, nenhum e não iria votar somam 3%, enquanto 2% disseram não saber em quem vão votar nas eleições de 2022. 
 
Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 20 de maio, Lula oscilou um ponto percentual para cima, enquanto Bolsonaro oscilou dois pontos para cima. De acordo com o instituto, a diferença de 11 pontos é a menor em toda a série iniciada em janeiro de 2020
A pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre os dias 23 e 25 de maio, em todo o território nacional e tem margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07856/2022.

Pesquisa estimulada XP/Ipespe (27 de maio)

Lula (PT): 45%
Jair Bolsonaro (PL): 34%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 3%
João Doria (PSDB): 2%
André Janones (Avante): 2%
Branco/Nulo/Não iria votar/Nenhum: 3%
Não sabem/Não responderam: 2%.

*Felipe d'Avila (Novo) 0; Sofia Manzano (PCB) 0; 0; Eymael (Democracia Cristã) 0; Luciano Bivar (União Brasil) 0; Vera Lúcia (PSTU) 0; e Pablo Marçal (Pros) 0.

João Doria desistiu da corrida presidencial nesta semana. Ele abriu espaço para a possível candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Os partidos que devem compor este projeto de terceira via são MDB, PSDB e Cidadania.

O Povo





 

Postar um comentário

0 Comentários