Associada a padrinhos políticos, Izolda Cela venceria no primeiro turno no Ceará, diz Vox Populi.

Ao contrário da disputa presidencial, cada vez mais afunilada entre Lula e Jair Bolsonaro, sem espaço para a “terceira via”, a eleição a governador na maioria dos estados segue um jogo aberto. A falta de lideranças incontestes, a dispersão de candidaturas e a participação de nomes pouco testados nas urnas aumentam o peso dos padrinhos políticos. Não é diferente no Ceará, aponta pesquisa do Vox Populi encomendada por CartaCapital.

O caso mais emblemático é o de Izolda Cela, do PDT, que assumiu o governo cearense após o desligamento do petista Camilo Santana para disputar uma vaga ao Senado. Desconhecida por 46% do eleitorado, a pedetista não só assume a liderança da corrida estadual como teria chances de vencer ainda no primeiro turno, segundo a simulação em que seu nome é associado a quatro padrinhos de projeção nacional: o ex-presidente Lula, Santana, de quem era vice, e os irmãos Cid e Ciro Gomes. Neste cenário: a governadora alcança 54% das intenções de votos, contra 30% de Capitão Wagner, filiado ao União Brasil e apoiado por Jair Bolsonaro.

Quando o nome de Cela é apresentado aos eleitores sem essa associação, o desempenho da candidata despenca. Ela aparece 20 pontos percentuais atrás de Wagner: 48% a 28%. Nesta situação, em que os candidatos não são perfilados ao lado dos “cabos eleitorais”, o mais competitivo nome do campo progressista é de outro pedetista, Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza. Em um dos cenários, sem a presença de mais postulantes, Claudio empata tecnicamente com Wagner: soma 37%, contra 39% do bolsonarista.

A ruptura nacional entre Lula e Ciro e as divergências em relação à escolha do candidato ao governo estadual ameaçam a longeva e bem-sucedida aliança entre o PT e os irmãos Gomes no Ceará, que tem garantido vitórias eleitorais nas últimas duas década... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/associada-a-padrinhos-politicos-izolda-cela-venceria-no-primeiro-turno-no-ceara-diz-vox-populi/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Carta Capital






Postar um comentário

0 Comentários