Nicolau Neto é Homenageado pela Câmara de Altaneira por Luta Antirracista

Nicolau Neto (a esquerda) e o presidente da Câmara de Altaneira, Deza Soares (PT). (FOTO | Marcos Lima).
Na noite de sábado, 29 de junho, a Câmara de Altaneira realizou uma sessão solene para inaugurar sua nova sede. Durante o evento, foram entregues honrarias a indivíduos que contribuíram, tanto em vida quanto postumamente, para o desenvolvimento do município.

Entre os homenageados, destacou-se o professor e editor Nicolau Neto. Ele foi agraciado com um certificado e uma medalha de honra ao mérito legislativo por sua contínua luta contra o racismo e por promover a equidade racial e de gênero. Essa honraria é estabelecida pela Lei Orgânica e foi instituída pelo presidente e vereador Deza Soares, através da Lei N° 570, de 1° de fevereiro de 2023.

Em seu discurso, Nicolau Neto elogiou a construção da nova sede do legislativo municipal, mencionando que a obra marcará a história de Altaneira. Ele expressou satisfação ao receber a honraria e agradeceu ao autor da lei pelo reconhecimento significativo. "Todos os homenageados são dignos, mas minha presença aqui elucida uma luta que poucos encampam, que é a luta contra o racismo", declarou.

Nicolau também ressaltou que, embora o Brasil seja racialmente diverso, ainda enfrenta um racismo profundo. Por isso, sua homenagem tem um significado especial. Ele destacou a importância de sua família em sua trajetória, dedicando a honraria a seu irmão Neto, sua irmã Cícera, seu sobrinho Marcos Paulo, seu pai João e sua esposa Valéria, que estavam presentes. Lembrou ainda de sua mãe Neusa, que ficou em casa.

"Dedico a minha família que me deram todas as condições para que eu pudesse estudar. Sem eles, principalmente meu pai e minha mãe, eu não estaria hoje aqui", concluiu.

Nas redes sociais, Nicolau Neto afirmou que a medalha e o certificado representam "a continuidade de um trabalho realizado por personalidades como Zumbi, Dandara, Tereza de Benguela, Tia Simoa (cearense), Luiz Gama, Luisa Mahin, Abdias do Nascimento, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Cícera Nunes, Maria Telvira, Zuleide Queiroz, Henrique Cunha, Valéria Carvalho, Veronica Neves, Karla Alves, Dayse Vidal, dentre tantos... fizeram muito e é nosso dever dar continuidade".




Postar um comentário

0 Comentários