A Educação de Assaré voltou a brilhar em nível estadual ao conquistar oito premiações nas etapas do Prêmio MPT na Escola 2025 e do Prêmio Peteca 2025, iniciativas do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.
A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025, das 8h às 12h, no Teatro do Shopping RioMar Papicu, em Fortaleza. O reconhecimento reflete o comprometimento da rede municipal de ensino de Assaré com a formação cidadã e o combate ao trabalho infantil.
Destaques e categorias premiadas
Na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola, Assaré se destacou com as escolas EEIEF Maria Isabel, EMTI Batistina Braga, EMTI Ananias Ferreira de Melo, EEIEF Maria Célia Ferreira e EMTI João Bantim De Souza que garantiram colocações expressivas nas categorias Música, Poesia, Conto e Desenho .
Já no Prêmio Peteca 2025, o município figurou entre os finalistas com trabalhos nas modalidades Conto, Desenho, Música e Poesia, somando oito reconhecimentos no total — um feito que consolida Assaré como referência estadual em mobilização educacional e engajamento social.
Formação cidadã e protagonismo estudantil
O Prêmio MPT na Escola é uma ação pedagógica do Ministério Público do Trabalho voltada ao combate ao trabalho infantil e à promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Já o Peteca é o braço cearense do programa nacional, que mobiliza educadores e estudantes em todo o Estado por meio de ações criativas e transformadoras.
Durante o evento, os alunos premiados receberam placas, troféus e medalhas, enquanto os vencedores do Peteca tiveram suas classificações finais divulgadas após a apresentação dos trabalhos no palco do RioMar.
Reconhecimento ao trabalho da Secretaria de Educação
A conquista reafirma o empenho da Secretaria Municipal de Educação de Assaré, junto aos professores e gestores, em promover uma educação humanizada, participativa e transformadora, que ultrapassa os muros da escola e forma cidadãos conscientes e protagonistas sociais.
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