Funceme irá divulgar prognóstico de chuvas na sexta (18)

A Funceme aponta que as chuvas atuais de pré-estação não são ainda uma garantia de boa quadra chuvosa


A Funceme vai divulgar, na próxima sexta-feira (18), o prognóstico de chuvas para os próximos três meses. É o período considerado chuvoso no Ceará. Mas as precipitações começaram ainda em dezembro do ano passado, o que ainda não garantiu reposição considerável nos reservatórios do Estado.
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado, a Cogerh, aponta que o nível médio de ocupação dos reservatórios no Ceará permanece com 10,48%. São 155 açudes monitorados.
O que choveu em dezembro passado e janeiro, até agora, não foi considerado representativo em relação aos reservatórios estratégicos para o Estado, como o Castanhão, Orós, Banabuiú e Araras.
A intensificação das chuvas é fundamental para a reposição dos açudes no Ceará. Até agora, o Estado tem sido banhado por chuvas da chamada pré-estação, em todas as regiões. Quantidade ainda pequena para reabastecer os açudes em toda as regiões do Ceará. Em dezembro, choveu acima da média. Em janeiro, o índice pluviométrico ainda está abaixo do normal. A previsão da Funceme para os próximos dias, são de novas precipitações.
No entanto, a Funceme aponta que as chuvas atuais de pré-estação não são ainda uma garantia de boa quadra chuvosa.
Fonte: Iguatu.net

Postar um comentário

0 Comentários