Antonina do Norte: Entrega de Sementes de Algodão Contou com a Presença do Prefeito Evandro Arrais e Vereadores.


O Programa de Revitalização do Algodão para Agricultores chegou a Antonina do Norte, graças ao empenho da Secretaria de Agricultura e o apoio da Prefeitura Municipal.

O Programa faz parte de uma ação do governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) em parceria com a Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e várias instituições dos governos estadual, federal e municipal.
Um dos principais objetivos  deste programa é resgatar a cultura do algodão entre os agricultores cearenses e contribuir com o sustento das suas famílias.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, às 10h30, na sede da Secretaria de Agricultura e contou com a presença e participação do secretário da referida pasta senhor  Antonio Dias, e também do prefeito Evandro Arrais, o secretário  de administração e finanças Rômulo Correia e ex-vereador Hugo Braga e dos vereadores: Demar Dias (presidente da Câmara), Beto Freitas, Orlando Rufino, Salete Matos, Patricia Pereira, Rômulo Sampaio, Rosângela  Alencar e Santino Barbosa.

O Secretário de Agricultura Antonio Dias abriu a solenidade desejando boas vindas e agradecendo a todos pela presença e destacou a importância da implantação deste programa, fazendo um relato e referenciando os municípios de Milagres e Campos Sales, com a iniciativa de plantar o algodão e dá bons resultados.  Falou também do empenho e apoio dado pelo prefeito Evandro Arrais para que Antonina fosse contemplada.

O prefeito Evandro Arrais durante sua fala fez um resgate sobre a comercialização de Algodão no Ceará ocorrida há alguns anos, onde era conhecido como “Ouro Branco” do sertão, e muitas pessoas sobrevivam deste comércio com muita lucratividade.

“O Ceará, até 1985, foi o segundo maior produtor de algodão do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Com a praga do ‘bicudo’, os agricultores ficaram abandonados. O incentivo ao plantio do algodão, portanto, é uma forma de resgatar uma prática que fez parte da cultura dos agricultores cearenses por tanto tempo”, frisou.

Na oportunidade o vereador Orlando Rufino parabenizou o prefeito Evandro Arrais e os agricultores pela contemplação deste programa.

O vereador Santino Barbosa pediu a palavra também parabenizou a referida contemplação do referido programa e destacou também a importância das Associações para buscar projetos em parceria com a secretaria de agricultura, câmara municipal e prefeitura. Ele solicitou ao prefeito que seja colocado em prática o projeto de piscicultura para poder agregar uma renda a mais na agricultura familiar. Na ocasião, o gestor se comprometeu em dar total apoio ao referido projeto citado pelo parlamentar.

21 agricultores do município de Antonina foram cadastrados conforme os critérios aprovados pelo Embrapa e estes poderão serem fornecedores da respectiva semente. Cada um recebeu o total 10 kg de semente – caroço de algodão.

O Programa de Revitalização do Algodão no Ceará teve inicio em fevereiro de 2018, com o  apoio de diversas instituições em Quixeramobim e Senador Pompeu.

METAS DO PROGRAMA ATÉ 2025

Uma das metas deste programa é tornar o algodão uma atividade econômica, técnica e ambientalmente viável.

Mais Informações: Secretaria de Agricultura do Município. Contato: (88) 9.9233.5970
Fonte Assessoria de Comunicação  

Postar um comentário

0 Comentários