segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Antonina do Norte: Entrega de Sementes de Algodão Contou com a Presença do Prefeito Evandro Arrais e Vereadores.


O Programa de Revitalização do Algodão para Agricultores chegou a Antonina do Norte, graças ao empenho da Secretaria de Agricultura e o apoio da Prefeitura Municipal.

O Programa faz parte de uma ação do governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) em parceria com a Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e várias instituições dos governos estadual, federal e municipal.
Um dos principais objetivos  deste programa é resgatar a cultura do algodão entre os agricultores cearenses e contribuir com o sustento das suas famílias.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, às 10h30, na sede da Secretaria de Agricultura e contou com a presença e participação do secretário da referida pasta senhor  Antonio Dias, e também do prefeito Evandro Arrais, o secretário  de administração e finanças Rômulo Correia e ex-vereador Hugo Braga e dos vereadores: Demar Dias (presidente da Câmara), Beto Freitas, Orlando Rufino, Salete Matos, Patricia Pereira, Rômulo Sampaio, Rosângela  Alencar e Santino Barbosa.

O Secretário de Agricultura Antonio Dias abriu a solenidade desejando boas vindas e agradecendo a todos pela presença e destacou a importância da implantação deste programa, fazendo um relato e referenciando os municípios de Milagres e Campos Sales, com a iniciativa de plantar o algodão e dá bons resultados.  Falou também do empenho e apoio dado pelo prefeito Evandro Arrais para que Antonina fosse contemplada.

O prefeito Evandro Arrais durante sua fala fez um resgate sobre a comercialização de Algodão no Ceará ocorrida há alguns anos, onde era conhecido como “Ouro Branco” do sertão, e muitas pessoas sobrevivam deste comércio com muita lucratividade.

“O Ceará, até 1985, foi o segundo maior produtor de algodão do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Com a praga do ‘bicudo’, os agricultores ficaram abandonados. O incentivo ao plantio do algodão, portanto, é uma forma de resgatar uma prática que fez parte da cultura dos agricultores cearenses por tanto tempo”, frisou.

Na oportunidade o vereador Orlando Rufino parabenizou o prefeito Evandro Arrais e os agricultores pela contemplação deste programa.

O vereador Santino Barbosa pediu a palavra também parabenizou a referida contemplação do referido programa e destacou também a importância das Associações para buscar projetos em parceria com a secretaria de agricultura, câmara municipal e prefeitura. Ele solicitou ao prefeito que seja colocado em prática o projeto de piscicultura para poder agregar uma renda a mais na agricultura familiar. Na ocasião, o gestor se comprometeu em dar total apoio ao referido projeto citado pelo parlamentar.

21 agricultores do município de Antonina foram cadastrados conforme os critérios aprovados pelo Embrapa e estes poderão serem fornecedores da respectiva semente. Cada um recebeu o total 10 kg de semente – caroço de algodão.

O Programa de Revitalização do Algodão no Ceará teve inicio em fevereiro de 2018, com o  apoio de diversas instituições em Quixeramobim e Senador Pompeu.

METAS DO PROGRAMA ATÉ 2025

Uma das metas deste programa é tornar o algodão uma atividade econômica, técnica e ambientalmente viável.

Mais Informações: Secretaria de Agricultura do Município. Contato: (88) 9.9233.5970
Fonte Assessoria de Comunicação  
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Rádio Patativa FM 105,9

Curta Nossa Página no Facebook

VMC CAR

Max Gel

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Metal Serra Construtora

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Casa dos Aposentados

Madral Madeira e Material de Construções

Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Wagner Maia Crm-Ce

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site

Arquivos do Site