Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

Pages

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Fissuras na parede da barragem do Caldeirões demandam atenção

A barragem do Caldeirões, em Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, traz preocupação para os moradores e gestores municipais. A obra apresenta fissuras e infiltrações. As marcações registradas na extensão da parede expõem trincas, buracos e infiltrações. Em pelo menos um ponto, a água sai de dentro da parede.
Os gestores temem que as avarias possam comprometer a estabilidade da parede. Foram registradas 61 trincas transversais, uma longitudinal que alcança toda a sua extensão, exatamente no encontro do maciço antigo com o executado há cerca de 15 anos, e há oito infiltrações a jusante (lado de fora da parede).
Entre os dias 25 e 29 de fevereiro foi feita uma inspeção por técnicos da Secretaria de Infraestrutura de Saboeiro. O Município apresentou à Cogerh um relatório sobre os problemas encontrados na parede da barragem.
O secretário de Infraestrutura, Carlos Nocrato, explicou que a Prefeitura não tem responsabilidade sobre a segurança da barragem, que é monitorada pela Cogerh, mas externou o receio quanto à estrutura física. "Estamos preocupados com a situação, pois encontramos fissuras em vários pontos e pedimos à Cogerh uma nova vistoria, mais apurada, e um plano de ação para recuperar a barragem".
Há uma reivindicação da Prefeitura de Saboeiro para ampliação da barragem em pelo menos 40% ou construção de uma nova em ponto próximo ao atual para armazenar mais água, atender com mais segurança o abastecimento dos moradores e permitir o acesso a Aiuaba em período de cheia do Rio Jaguaribe.
Na sexta-feira passada, uma equipe técnica da Cogerh visitou a barragem, mas devido estar transbordando adiou a vistoria. "Quando parar a sangria, vamos retornar e elaborar um laudo técnico de inspeção", explicou o gerente do escritório regional da Cogerh, Anatarino Torres. "Pelo que vimos, não há sinais de rompimento, a parede não cedeu, mas observamos algumas fissuras que exigem serviços de reparos", pontuou.
Há algum tempo, não há obra de manutenção na barragem que é antiga e, depois, foi ampliada em mais um metro acima da parede anterior, em um serviço improvisado. A ideia era permitir mais captação de água.

Lazer

Apesar do receio de alguns, a barragem se tornou ponto de lazer. Após transbordar, o açude tem atraído diariamente centenas de moradores e visitantes.
"Está muito linda. Embora eu tenha um certo medo de estourar, vir ver essa beleza da natureza", contou a manicure Luiza Silva.
Caldeirões foi o 21° reservatório, monitorado pela Cogerh, a atingir a cota máxima de volume e transbordar no Ceará neste ano.
Fonte DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Gonverno do Estado

Clique acima e confira ou se preferir clique AQUI

Tv Patativa do Assaré

Mob Telecom

Mob Telecom O dom de conectar: 0800-020-9000

Curta Nossa Página no Facebook

O Barateiro da Cidade

Distribuidora Roque

Nova Assaré Loteamento

Farmácia Menor Preço

Vivo em qualquer lugar use vivo

Inove Eventos

Produtos Nativus

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site