Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

Pages

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Inseguros, moradores denunciam demora nos reparos da Encosta do Seminário, em Crato


Vinte dias após a grande chuva, as famílias que seguem morando na rua Bárbara de Alencar, próximo à escadaria da Encosta do Seminário, onde houve deslizamento de parte da estrutura, reclamam da demora na realização dos reparos. Assustadas, denunciam que, após a instalação da lona de proteção, nada mais foi feito. 

O marceneiro Francisco Nunes Batista, 51, mora a duas casa do limite do isolamento e arma dormir inseguro, com medo de um novo deslizamento de terra. “É pedir a Deus que não chova”, diz, sem muita esperança.

“Depois que botaram o plástico, não teve mais nada”, Francisco denuncia, acompanhado de vizinhos. “Moro aqui há 30 anos. Em casa com esposa, lho e uma sogra de quase 80 anos. Minha oficina é do lado de casa. Não posso sair”, lamenta. 

“Nascemos e nos criamos nesta rua e nunca vimos um desastre desse”, arma Eliziê Gomes, aposentada. “Minha mãe viveu e morreu com 90 anos aqui, esta casa e, antes, podiam descer lama e pedras, mas nada que machucasse alguém”, lembra antes da Encosta. 

A aposentada mora em um sobrado que foi interditado pela Defesa Civil. No aluguel social, preferiu continuar na mesma rua, onde tem parentes. Agora está a poucas casas de Francisco. 

Os últimos dias tem sido de chuvas leves no Cariri. Ontem o Crato recebeu 17 milímetros de água, nada que se compare aos 130 milímetros que causou a inundação do canal e o desabamento de parte da Encosta. 

Enquanto não cessar de vez as chuvas, o secretário de Infraestrutura do município diz, não pode haver nenhuma operação maior na área. 

“Aquele local é horrível para operar com maquinário. É preciso deixar o terreno enxuto e seguro para não ter risco aos trabalhadores”, explica. 

A previsão é de que operações possam ser iniciadas em junho. 

Pelo menos 30 famílias foram retiradas de suas casas e alojadas em alugueis sociais por seis meses - podendo ser prorrogável - pela Defesa Civil e Prefeitura Municipal. No entanto, móveis, aparelhos eletrodomésticos e demais itens de casa continuam lá. 

Responsabilidade da Secretaria de Cidades do Governo do Estado, a Encosta do Seminário foi inaugurada em 2015, sendo um dos maiores projetos de infraestrutura urbana dos últimos anos para a cidade.

Fonte: Miséria

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Gonverno do Estado

Clique acima e confira ou se preferir clique AQUI

Tv Patativa do Assaré

Mob Telecom

Mob Telecom O dom de conectar: 0800-020-9000

Curta Nossa Página no Facebook

O Barateiro da Cidade

Distribuidora Roque

Nova Assaré Loteamento

Farmácia Menor Preço

Vivo em qualquer lugar use vivo

Inove Eventos

Produtos Nativus

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site