Secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Assaré Vavá Gois participa Capacitação do Selo UNICEF em Esportes para o Desenvolvimento.

Na condição de Secretário Municipal de Cultura de Assaré, Vavá Gois, participou da capacitação do Selo UNICEF em Esportes para o Desenvolvimento e da programação da Caravana do Esporte e a Caravana das Artes em São Gonçalo do Amarante, Ceará, entre os dias 3 e 5 de abril.

O projeto é uma parceria entre o UNICEF, a Disney, a ESPN, o Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação e percorre o Brasil levando o esporte e arte educacionais para crianças, adolescentes, professores e gestores. Em mais de 14 anos de história, as Caravanas já alcançaram mais de 3 milhões de crianças e adolescentes e capacitou mais de 50 mil professores e gestores da rede pública.

Pelo contexto dessas Caravanas, o Assaré se fez presente porque concorre ao  Selo UNICEF. Portanto, foi aberta esta oportunidade de capacitação especial no tema: “Esportes para o Desenvolvimento”. Justifica-se assim o convite à Vavá Gois pelas entidades organizadoras do evento.
A Caravana do Esporte já esteve em Assaré, por interferência do próprio Vavá, que na época se encontrava no cargo de Diretor de Esporte do Município. O objetivo do projeto é promover formações para dotar os municípios a executarem estratégias intersetoriais a partir do esporte, que contribuam à promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes ao esporte educacional, seguro e inclusivo. O foco da capacitação está diretamente relacionado ao alcance do Resultado Sistêmico 12 e também dá suporte para atingir outros resultados e indicadores. Como convidado especial, Vavá participou da palestra do Prof. João Batista Freire, um professor aposentado da Unicamp mas ainda hoje é uma referência internacional na educação física escolar, pedagogia do esporte e do futebol. 

A capacitação que o Secretário assareense participou, aconteceu  entre os dias 3 e 4 de abril de 2019 em Fortaleza, Hotel Vila Galé – Fortaleza/CE.
Durante a programação, o Secretário Vavá Gois, soube que em projetos para o futuro, o UNICEF e o IEE (Instituto Esporte e Educação de São Paulo) estudam a viabilidade de retomar no Ceará o importante Projeto do Esportividade, que o Assaré já participou há alguns anos e até hoje desenvolve um núcleo na Quadra do Centro Social e vem mantendo o foco e a oportunidade das crianças continuarem no esporte educacional com o esporte inclusivo.
Sobre a capacitação que participou, esclarece Vavá Gois que “foram dois dias riquíssimos para a abertura de novas ideias, que desencadearão em projetos. Os participantes, que foram a São Gonçalo do Amarante pelo UNICEF, levarão novas experiências aos seus municípios, por conta das formações práticas e teóricas. Ligada à formação, houve debates sobre as experiências nos municípios. O Assaré apresentou o seu trabalho exitoso como a ADA – Associação dos Desportistas Assareenses e a Gestão que já recebeu a Caravana do Esporte”.
Com Informações da Secretaria de Cultura de Assaré

Postar um comentário

0 Comentários