Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

Pages

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Em situação de emergência, cidades do Cariri recorrem a carros-pipa para enfrentar seca


Com a estiagem, 62 cidades do Ceará estão na lista do decreto de Situação de Emergência por irregularidade de chuvas e temperaturas elevadas. No último dia 26 de junho, mais 20 municípios se juntaram a 42 já relacionados em Diário Oficial, sete deles ficam na região do Cariri, onde apesar de boa quadra invernosa, localidades ainda sofrem com índices insuficientes de chuva. 

É o caso de Crato, cidade com cerca de 130 mil habitantes de acordo com o IBGE, onde segundo a Funceme já choveu 1.409 milímetros este ano e tem que apesar de fortes chuvas ainda tem locais em situação crítica. É o que garante Carlos Freires, Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos. Crato segue o exemplo de Cedro, que tenta amenizar o problema em distritos da zona rural com abastecimento de cisterna através de carros-pipa da prefeitura. 

A água em Crato é retirada de um poço nas Bataterias e em Cedro o liquido é proveniente de uma estação de tratamento. Cedro teve índice de 768.9 milímetros entre janeiro e junho, a cidade conta com cerca de 25 mil habitantes. Constam na lista das 20 cidades adicionadas ao Decreto de Emergência os municípios de Araripe; Assaré; Farias Brito; Jardim e Missão Velha. 

De acordo com o Secretário de Agricultura Manoel Bezerra, a prefeitura de Cedro perfurou cerca de 80 poços na zona rural, mas conseguiu água em apenas 15 deles. Um carro-pipa de 12 mil litros sob responsabilidade do município abastece cisternas sem aporte suficiente.

O gerente de minimização de desastres da Defesa Civil do Estado do Ceará (Cedec), capitão Aluízio Freitas, em entrevista pelo telefone, destacou que a lista de cidades no decreto de emergência não significa que necessariamente o município inteiro encontra-se nesta situação, e sim áreas específicas. 

O capitão destaca que nestes locais houve prejuízos agrícolas, perda de safra e de criações. Com o período chuvoso a Operação Carro Pipa (com participação do Governo Federal) foi suspensa, mas os serviços devem voltar gradativamente com o a estiagem, inclusive em cidades do Cariri.

Fonte: Miséria
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Notícias em Aúdio

Gonverno do Estado

Clique acima e confira ou se preferir clique AQUI

Mob Telecom

Mob Telecom O dom de conectar: 0800-020-9000

Curta Nossa Página no Facebook

O Barateiro da Cidade

Distribuidora Roque

Nova Assaré Loteamento

Farmácia Menor Preço

Vivo em qualquer lugar use vivo

Inove Eventos

Produtos Nativus

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site