Em situação de emergência, cidades do Cariri recorrem a carros-pipa para enfrentar seca


Com a estiagem, 62 cidades do Ceará estão na lista do decreto de Situação de Emergência por irregularidade de chuvas e temperaturas elevadas. No último dia 26 de junho, mais 20 municípios se juntaram a 42 já relacionados em Diário Oficial, sete deles ficam na região do Cariri, onde apesar de boa quadra invernosa, localidades ainda sofrem com índices insuficientes de chuva. 

É o caso de Crato, cidade com cerca de 130 mil habitantes de acordo com o IBGE, onde segundo a Funceme já choveu 1.409 milímetros este ano e tem que apesar de fortes chuvas ainda tem locais em situação crítica. É o que garante Carlos Freires, Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos. Crato segue o exemplo de Cedro, que tenta amenizar o problema em distritos da zona rural com abastecimento de cisterna através de carros-pipa da prefeitura. 

A água em Crato é retirada de um poço nas Bataterias e em Cedro o liquido é proveniente de uma estação de tratamento. Cedro teve índice de 768.9 milímetros entre janeiro e junho, a cidade conta com cerca de 25 mil habitantes. Constam na lista das 20 cidades adicionadas ao Decreto de Emergência os municípios de Araripe; Assaré; Farias Brito; Jardim e Missão Velha. 

De acordo com o Secretário de Agricultura Manoel Bezerra, a prefeitura de Cedro perfurou cerca de 80 poços na zona rural, mas conseguiu água em apenas 15 deles. Um carro-pipa de 12 mil litros sob responsabilidade do município abastece cisternas sem aporte suficiente.

O gerente de minimização de desastres da Defesa Civil do Estado do Ceará (Cedec), capitão Aluízio Freitas, em entrevista pelo telefone, destacou que a lista de cidades no decreto de emergência não significa que necessariamente o município inteiro encontra-se nesta situação, e sim áreas específicas. 

O capitão destaca que nestes locais houve prejuízos agrícolas, perda de safra e de criações. Com o período chuvoso a Operação Carro Pipa (com participação do Governo Federal) foi suspensa, mas os serviços devem voltar gradativamente com o a estiagem, inclusive em cidades do Cariri.

Fonte: Miséria

Postar um comentário

0 Comentários