ASSARÉ= ESCOLA TEMPO INTEGRAL É UM GRANDE DESAFIO NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO. VEJA O VÍDEO DAS ESCOLAS

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
ANTONIO FRANCELINO DE SOUSA ASSARÉ CE

A implantação do projeto Escola de Tempo Integral tem sido um grande e importante desafio para os que fazem parte da Secretária de Educação do Município de Assaré, localizado na Região do Cariri Oeste do Estado do Ceará.

Implantada a pouco mais de uma semana, as Escolas de Tempo Integral, com uma unidade escolar na da Vila Cajazeira do Simiões e no Distrito do Amaro, Zona Rural do Município, levou a nossa reportagem, ver de perto como funciona realmente aquelas unidades de ensino.

Conversamos com a Diretora e a Coordenadora do Centro de Educação Infantil do Amaro, Israela Dias Ferreira e Fernanda Bezerra Leite, como também com, Francisca Joilma Alencar de Lima e Rita Juliano Francelino, Diretora e Agente Administrativa da Escola Antonio Francelino de Sousa, situada na Vila Cajazeiras dos Simiões.

Apesar das educadoras não aceitarem  gravar entrevistas, as mesmas disseram o seguinte, “está sendo um desafio muito prazeroso poder participar do projeto Escola Tempo Integral, o qual está apenas iniciando, e como todo inicio, sempre existem dificuldades, más que tudo está sendo superado com o apoio total do Prefeito Municipal, como também da Secretária de Educação Municipal.” 

As educadoras disseram ainda que, “vêem o modelo educacional como um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes.

A escola Antonio Francelino de Sousa recebe Cinqüenta (50) crianças com idade entre 4 a 11 anos, lecionando do Infantil até o 5° ano, com Sete (07) Professores, possuindo Cinco (05) salas de aulas, apenas com ventiladores, o que encontramos ainda, sendo realizadas reformas na pintura do prédio.

O Centro de Educação Infantil do Amaro, recebe Sessenta (60) crianças com idade entre Dois a Cinco anos (2 a 5), funciona como Creche e Pre-Escola, nos horários das 7 as 16 horas.

Segundo informações da Coordenadora de Políticas Publicas do Município de Assaré Vandinha Almeida, as referidas unidades escolares estão funcionando como escola tempo integral, com a autorização da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento  da Educação  (CRED 18).   

É sabedor  que entre as metas do Plano Nacional de Educação, está oferecer tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, e que 25% dos alunos da chamada educação básica – como o governo define  educação infantil, ensino fundamental e médio – sejam atendidos em tempo integral até 2024.

Más vale lembrar que, Educação Integral não significa simplesmente que o aluno passa mais tempo na escola. É muito mais do que isso. Nessa modalidade, ele deve conviver com múltiplas oportunidades de aprendizagem, seguindo um programa político-pedagógico. Ou seja, e que ele possa está em contato com atividades culturais, de arte, esporte, ciência e tecnologia, tanto na teoria quanto na prática e que para isso precisa que se tenha um espaço físico suficientemente e adequado, o que infelizmente não encontramos ainda nas escolas visitadas.

Como bem disse os educadores que conversamos, será realmente um grande desafio fazer com que a escola de tempo integral venha funcionar permanente com os alunos na escola.

Desejamos a todos que fazem a educação de Assaré, , e em especial aos que fazem as escolas, Antonio Francelino de Sousa na Vila Cajazeira dos Simiões  e o Centro Educacional Infantil do Amaro, força, fé e coragem, para que possamos ver os nossos jovens no caminho certo,

VEJA O VÍDEO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE ASSARÉ CE
1° CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL DO AMARO.
2° ESCOLA ANTONIO FRANCELINO DE SOUSA  CAJAZEIRA DOS SIMIÕES


Postar um comentário

0 Comentários