ASSARÉ= EDUCAÇÃO; ACOMPANHE COMO ANDA REALMENTE.

Foto retirada das redes sociais

O cenário da educação Assareense no mês de Janeiro é sempre um tempo conturbado, cheio de expectativas e temores, tudo por causa da famosa lotação para o ano letivo q se inicia.

A modernização ainda não chegou ao município, o modelo empregado continua como o de sempre, onde critérios usados na maioria das vezes, não é  a  competência, compromisso e a formação dos profissionais,mas a condição política de ser ou não aliados da gestão.

E assim, a educação torna-se um cabide de emprego bem evidente, onde  são dados  os empregos prometidos, faz-se os acordos  para trazer novos aliados e  a perseguição dos opositores é real, penalizando os que não comungam com as mesmas idéias com horários e locais que acham pouco aceitáveis.

A lotação dos educadores de Assaré é marcada por mistério e sigilo até as vésperas da jornada pedagógica, numa total falta de respeito com os profissionais da educação e intenção dos direitos que cabem aos professores efetivos.

A qualidade da aprendizagem e o bem da comunidade escolar, que deveriam ser o carro chefe, definitivamente não é a grande preocupação dos gestores da educação.

Será que esse caminho leva qualidade pra nossos alunos? Para nossos filhos? Uma educação feita totalmente com cunho político, colocando a valorização dos protagonistas do processo educativo em segundo plano?

Algumas outras perguntas cabem aqui serem feitas ao nosso prefeito. Porque ainda não foi realizado o concurso tão prometido e esperado? Até quando vamos continuar assistindo esse modelo de politicagem no setor da educação, que é dado como prioridade para o desenvolvimento do município?
Sempre nessa época do ano e em especial em ano eleitoral, se pratica essa ação para ter nas rédeas o controle político.
Porque não legaliza essas pessoas?

Foto retirada das redes sociais


Transporte Escolar.
Sobre transporte escolar, geralmente começa sem os alunos da zona rural, pois os mesmos perdem aulas nas primeiras semanas, motivado a famosa licitação para o transporte escolar e os veículos que não são revisados com antecedência e adequadamente e assim, apresentam os defeitos e muitos sem condições adequadas, tentam fazer o que deveria acontecer, que seria  qualidade e segurança.
Foto retirada das redes sociais

Prédios Escolares e suas estruturas físicas.
Muitos prédios das escolas, não ganharam nem uma demão de tinta, nem se quer para mascarar o estado horrível que se encontram, e sempre começam o novo ano letivo com a sujeira dos anos passados.

Recebemos informações de fontes seguras de que os gestores escolares e professores tiveram que se cotizar para comprar tinta onde os próprios funcionários da Escola Maria Izabel estão realizando pintura nas partes mais visíveis externamente, e que dentro das salas de aula está sendo cobertas com TNT, toda a barra inferior das paredes as quais estão caindo.
Foto retirada das redes sociais


Escola Batistina Braga
A situação da Escola Batistina Braga já teria que ser revista, pois precisa urgentemente de uma revitalização. São muitos os problemas somente em uma escola super lotada,com sistema  de central de ar sem funcionar ha anos, onde fundamental 2 do município se concentra toda demanda  dentro daquela unidade,  as salas não comportam mais, e os problemas se agravam, onde alunos com faixa etária diferentes estudam. Droga demais e desestrutura familiar altíssima e sem leis a favor da escola, onde precisamos de mais profissionais, como; psicólogos e assistente social integral naquela unidade escolar, não somente como visitas periódicas.
Foto retirada das redes sociais


Capacitação dos Professores.
Alguns professores são capacitados e tem a formação, outros são irregulares e que significa dizer que perante as leis, não podem assumir sem formação necessária.

A meu ver, na minha modesta avaliação temos atualmente o time na Educação Municipal, más sem qualidade nas gestões das escolas, faltando o município investir em políticas de valorização e formação para melhor qualidade dos profissionais.

Em Assaré, não se discute qualidade e competência, muitas vezes, é o voto que prevalece.
Jocélio Leite

Postar um comentário

0 Comentários