Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

Pages

quinta-feira, 26 de março de 2020

Após suspender cortes de energia, Enel Ceará delibera parar de fazer leitura de medidores em casas


Diante da pandemia do novo coronavírus, a Enel Ceará, distribuidora de energia no Estado, delibera se segue ou não com funcionários realizando a leitura dos medidores elétricos nas residências. A empresa já confirmou a suspensão do corte do fornecimento por falta de pagamento dos consumidores residenciais (rurais e urbanos) e serviços essenciais durante os próximos 90 dias. Esta medida já segue direcionamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para dar segurança aos consumidores e oferecer opções para as companhias de energia durante o surto da doença.

A decisão não inclui grandes consumidores, como indústrias e comércios, e aqueles que cancelarem a modalidade de pagamento por débito automático em conta ou outras formas de quitação eletrônica.
De acordo com Lucas Lacerda, gerente de faturamento da Enel Ceará, a desobrigação da leitura dos medidores está em avaliação, mas ainda não há prazo para a decisão final. “Como estamos nessa época de fazer com que menos pessoas saiam de casa, estamos deliberando se vamos acatar essa medida, o que acaba reduzindo a circulação de funcionários nas ruas”.

A Aneel também já autorizou a suspensão de medições. E caso esta medida também seja realmente adotada pela Enel Ceará, o valor das contas de energia passará a ser calculado com base no consumo médio da residência, utilizando faturas dos últimos doze meses, mas sem alteração das datas de vencimento das faturas.

Por enquanto, segundo Lacerda, funcionários da distribuidora seguem nas ruas realizando as leituras. O gerente de faturamento pondera ainda que, caso a suspensão ocorra, clientes devem estar mais atentos ainda aos canais digitais de comunicação com a Enel para solicitações e a emissão da fatura digital.

Medida anunciada ainda na terça-feira, 24, e oficializada pela Aneel nesta quarta-feira, 25, a suspensão do corte de energia por falta de pagamento por três meses é válida para todas as residências e estabelecimentos onde funcionam serviços essenciais e públicos, como hospitais. Vai além da família de baixa renda.

Lucas Lacerda alerta, porém, para que clientes com condições financeiras continuem efetuando os pagamentos. “É importante destacar que quem tem condição de pagar, mantenha as contas em dias, exatamente para evitarmos o endividamento. Assim que as medidas da Aneel terminarem o prazo, vai passar a valer tudo normalmente, retornaremos todas as atividades suspensas”.
Para famílias de baixa renda, que ficaram sem condições financeiras devido à crise econômica provocada pelo coronavírus, Lacerda garante que a Enel trabalhará algumas flexibilizações para “encaixar a conta de energia no orçamento desses clientes”.

Atendimento Desde o último dia 20 de março, a Enel suspendeu o atendimento presencial em suas lojas. A orientação é utilizar os canais digitais da empresa, que seguem funcionando 24 horas durante o período de pandemia da Covid-19. “A Enel está atenda ao avanço do coronavírus e não iremos medir esforços no combate contra”, destaca Lucas Lacerca, gerente de faturamento da empresa.

“Por meio do aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS), os clientes da distribuidora podem ter acesso a serviços como: pedido de segunda via, consulta de débitos, pedido de religação, informar falta de energia, cadastro em débito automático, solicitação de conta por e-mail, entre outros. A mesma lista de serviços, que inclui também consulta de histórico de consumo e muito mais, pode ser acessada pela agência virtual (www.enel.com.br)”, informa a distribuidora por meio de nota. Além dos meios online, a Central de Atendimento da empresa no Ceará está disponível (0800 28 50 196). 













Fonte: O Povo


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Notícias em Aúdio

Linck 2 para a Sua Emissora

Gonverno do Estado

Clique acima e confira ou se preferir clique AQUI

Curta Nossa Página no Facebook

Nova Assaré Loteamento

Total de visualizações do Site