CEARA- ULTIMAS NOTICIAS TERÇA FEIRA DIA 14 DE JULHO

Ocupação das UTIs cresce no Ceará nos últimos quatro dias
A taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Ceará apresentou crescimento nos últimos quatro dias, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Até a atualização de 17h57 dessa segunda-feira (13), o valor era de 72,24%, enquanto nas enfermarias chegava a 40,36%.
De sexta-feira (10) a domingo (12), o número variou entre 66,63% e 71,64%. Diante de um recorte maior, entre 5 e 12 de julho, a média da taxa de ocupação foi de 71,02%.
Os dados mostram ainda que o Ceará contabilizou 6.975 óbitos em decorrência da Covid-19 e 137.234 diagnósticos positivos do novo coronavírus. A taxa de letalidade, ou seja, a proporção entre as taxas de casos e mortes confirmadas, está em 5,1%.
De acordo com o boletim epidemiológico da Sesa, o número de recuperados do vírus SARS-CoV-2 chegou a 111.238 e ainda há 70.309 casos e 593 óbitos em investigação. Desde o início da pandemia, já foram realizados 348.190 exames para detectar o vírus no Estado.
Os números divulgados pela Sesa são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detecção da presença do vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
A capital cearense se mantém como o epicentro da doença no Estado, com 38.142 confirmações da Covid-19. Fortaleza contabiliza também 3.534 mortes, com taxa de letalidade em 9,3%. No geral, 28.614 pacientes diagnosticados obtiveram alta.
Interior
Em ascendência no interior do Estado, os indicadores da doença têm grande expressão em outros municípios cearenses, a exemplo de Sobral, na Região Norte, com 8.441 casos e 261 óbitos. Na Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú se destacam, com 4.412 e 4.402 diagnósticos, respectivamente.
Juazeiro do Norte, na Região Sul, por sua vez, é o quinto município com maiores indicadores da doença e está em regime de 'lockdown' até o próximo domingo (19). A cidade já contabiliza 4.175 casos confirmados da Covid-19 e 148 óbitos pela infecção.
Outras quatro cidades que fazem parte da macrorregião de saúde do Cariri estão sob isolamento social mais rígido até o próximo dia 19, são elas: Barbalha, Brejo Santo, Crato e Iguatu.
DN.

SPS inicia curso sobre drogas com 350 alunos.




“Prevenção ao uso de álcool e outras drogas em diversos contextos” é o tema do curso à distância que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inicia, nesta terça (14), às 19h. A aula inaugural terá a titular da pasta, Socorro França e a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques. A transmissão será no canal SPS Ceará.
Com 350 pessoas inscritas, o curso destina-se a profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação e segurança pública, além de líderes comunitários, conselheiros comunitários e interessados na temática.
Rachel Marques é a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas da SPS e fala sobre a importância do curso para prevenir o uso abusivo de alcool e outras drogas.

OUÇA ENTREVISTA

Na aula inaugural, os alunos terão as informações sobre estrutura, metodologia, horários, formas de participação, acompanhamento didático e avaliação do curso. A apresentação será da coordenadora técnica da Sexec Drogas, Lidiane Rebouças. Ela explica que as aulas serão todas on-line, realizadas pelo site: www.sps.ce.gov.br. Ao entrar no site, o participante clica na janela Serviços, abre Curso EaD, e põe o seu e-mail e senha

Governo do Ceará antecipa o pagamento do Cartão Mais Infância pelo 5º mês seguido 
Mais de 45 mil famílias cearenses que vivem em situação de extrema pobreza e são beneficiadas mensalmente com o Cartão Mais Infância serão contempladas, pelo quinto mês consecutivo, com a antecipação do pagamento do benefício. 

No valor de R$ 85, a ajuda representa um investimento anual de aproximadamente R$ 50 milhões por parte do Governo do Ceará.

O anúncio do pagamento de mais uma parcela foi feito pelo governador Camilo Santana, em transmissão pelas redes sociais, na noite de ontem dia 13






Juazeiro estuda adotar Ivermectina em protocolo de prevenção à covid
Convencido de que é preciso tomar algumas decisões no enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19), o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, acionou sua equipe de saúde para desenvolver pesquisas sobre a eficácia da Ivermectina como protocolo de prevenção à doença.

Juazeiro é o epicentro da pandemia no Cariri e tem sofrido com o avanço do contágio, agravado pela desobediência ao isolamento social. A secretária de Saúde, Glauciane Torres, acredita que, inicialmente, o protocolo beneficiaria idosos e pessoas com comorbidades.

Em Barbalha, o prefeito Argemiro Sampaio não descarta a adoção da medida e, em Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil disse que nada foi discutido nesse sentido no Município.CN7

Cariri ultrapassa 500 profissionais de saúde infectados


A região do Cariri ultrapassou, nesta segunda-feira, a quantidade de 500 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus, com um total de 504 casos. Existem profissionais infectados em 25 das 29 cidades caririenses. Não existem óbitos em decorrência da covid-19 entre os trabalhadores do setor.
Epicentro da pandemia no Cariri, Juazeiro do Norte é a cidade que tem mais profissionais infectados, com 157 casos. Na sequência estão Barbalha, com 90 casos, Crato, que tem 77, e Várzea Alegre, 45. Técnicos e auxiliares de enfermagem são a maioria dos infectados: 161 (ou 31,88% dos casos). Depois vêm enfermeiros (72) e médicos (62). Flávio Pinto

Morre vítima de covid-19, o ex-vereador de Barbalha Eliziário Benedito de Souza

Morreu, às 10 horas desta segunda-feira, o empresário e ex-vereador de Barbalha Eliziário Benedito de Souza. Aos 71 anos, ele contraiu o novo coronavírus, internando-se em seguida no Hospital São Vicente. Com o estado de saúde agravado, foi transferido para o Hospital Regional do Cariri, já com sério comprometimento pulmonar. Ele tinha diabetes e era ex-fumante.

Eliziário foi vereador em Barbalha, eleito com 252 votos, pelo PMDB, em 1988. Eletricista industrial, foi um dos sócios fundadores da IBEVA – Indústria Barbalhense de EVA, primeira indústria instalada no Distrito Industrial do Cariri, no início da década de 1990, hoje desativada.
Ultimamente, ele residia em Juazeiro do Norte. Nas redes sociais, logo a notícia de sua morte repercutiu. Entre os comentários, o registro de uma marca registrada de Eliziário: a simpatia e o bom relacionamento.
Fonte: Badalo

Com mais 82 confirmações, Crato ultrapassa os 2 mil casos de Covid-19


A Secretaria da Saúde do Crato, informou que até esta segunda, o município notificou 6.753 pacientes, sendo 4.571 casos descartados, 115 aguardando o resultado dos exames e 2.067 casos confirmados de Covid-19, 82 a mais em comparação com o boletim de domingo, quando eram 1.985 pessoas diagnosticadas com a infecção.
Entre os casos confirmados, 906 já estão recuperados, 17 internados, sendo 4 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 13 em enfermaria clínica. Os outros 1.116 estão em isolamento domiciliar e foram registrados 28 óbitos por Covid-19 no município. Flávio Pinto






Postar um comentário

0 Comentários