URCA firma parceria com a Escola de Saberes Ave Poesia de Assaré e Memorial de Mártir Benigna em Santana do Cariri


A Universidade Regional do Cariri (URCA), firmou parceria com o Instituto Escola de Saberes Ave Poesia, do Município de Assaré, e o Memorial de Mártir Benigna, em Santana do Cariri. O objetivo é possibilitar a mútua colaboração sócio-educativa-cultural entre as instituições. Com isso, essas entidades se propõem a colaborar com as expedições científicas, sociais e culturais, além de se tornar referências em relação às informações históricas, no que diz respeito às atividades que desenvolvem.

Serão estabelecidas ações nos setores propostos, com a finalidade de promover o fortalecimento do patrimônio cultural do Cariri. Conforme o termo, a meta é garantir a salvaguarda do patrimônio material e imaterial, que projeta em Patativa, nos mestres da cultura popular assareenses, no contexto da história local, além de promover uma atenção especial, pautada nas análises do contexto religioso e social, voltado aos elementos propostos através do Memorial de Mártir Benigna.

As ações serão pautadas na sustentabilidade e também vão ser tratadas nas práticas culturais e na memória social, no sentido identitário. Além de possibilitar, com isso, as atividades de extensão universitária e cursos de pós-graduação.

A assinatura do termo foi realizada pelo Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, e pelo representante do instituto Caio Gérson Pereira Nunes. A parceria terá vigência de dois anos, e pode ser renovada através e termo de aditivo em comum acordo entre as partes ou rescindido, mediante o documento. O Memorial da Mártir Benigna teve como representante o presidente, Carlos Eduardo de Sousa.

O Professor da URCA e diretor do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais do Cariri (IPESC), Océlio Teixeira, afirma que os termos de parcerias refletem o trabalho do Instituto, em ampliar, cada vez mais, a sua atuação no campo da Cultura e das Ciências Humanas para toda região do Cariri, não ficando limitado ao triângulo Crajubar.

 

Seminário sobre cultura e literatura populares

Segundo o diretor do IPESC, em relação à Escola de Saberes Ave Poesia essa parceria é muito importante para o IPESC e para a URCA, tendo em vista que Assaré tem forte presença de grupos da cultura popular tradicional, além de ser a terra do poeta Patativa. “Esse dado aumenta nossa responsabilidade, tendo em vista que Patativa foi um dos maiores poetas do Brasil. Nesse sentido, estamos discutindo com a direção da referida Escola a realização de um seminário sobre cultura e literatura populares, tendo como foco a vida e obra de Patativa do Assaré”, afirma.

 

Memorial de Mártir Benigna

Em relação ao Memorial de Mártir Benigna, a parceria já existia através do trabalho da professora Anna Cristina Carvalho, que colaborou decisivamente para a sua efetivação. Com a parceria oficializada através do termo assinado, a ideia é que esse trabalho possa ser fortalecido, conforme as diretrizes já definidas: a valorização e preservação da memória religiosa popular e do patrimônio cultural de Santana do Cariri. Lembramos que em Santana do Cariri a Universidade já está presente, há bastante tempo, através do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Assim, essa parceria fortalece a presença da URCA, no município.

Uma das perspectivas conforme o diretor do IPESC, é que seja realizado um seminário sobre religiosidade popular, destacando as romarias e a devoção à beata Benigna Cardoso da Silva, entre outras ações. Para Caio Gérson Pereira Nunes, presidente da Escola de Saberes Ave Poesia, a parceria entre a Escola de Saberes Ave Poesia e a URCA é muito importante para a valorização da cultura popular e da história do município. “Com certeza a URCA será uma grande parceria em busca da valorização da nossa cultura local”, disse ele.

O presidente do Memorial de Mártir Benigna, Carlos Eduardo de Sousa, disse que a parceria é fundamental para o crescimento e desenvolvimento deste projeto na comunidade de Inhumas, em Santana do Cariri. Conforme ele, o trabalho vai possibilitar uma orientação e realização das ações coletivas de preservação da memória de Mártir Benigna, bem como nos trabalhos sociais. 




Postar um comentário

0 Comentários