Seis municípios do Cariri na mira do MP; falta plano de vacinação


Pelo menos seis municípios do Cariri receberam notificação do Ministério Público do Estado por não apresentarem planos de vacinação contra a covid-19. Na notificação, emitida no dia 20 de janeiro, os promotores não descartam que os gestores respondam por improbidade administrativa, através de Ação Civil Pública, caso a fila de prioridades, proposta pelos decretos estadual e federal, seja desrespeitada.

O documento pede que o Município detalhe a situação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a infraestrutura disponibilizada e os recursos humanos para dar início à vacinação; além de “especificar como será a fiscalização dos critérios de priorização e quais providências serão tomadas, caso alguém fora do critério seja beneficiado”.

Barbalha, Brejo Santo, Mauriti, Penaforte, Porteiras e Farias Brito, receberam a notificação. Nem todas responderam e podem sofrer as sanções previstas em breve.

Só no discurso

Apesar das muitas reclamações sobre a situação em que recebeu a saúde do município, o ex-prefeito e atual secretário de Saúde de Farias Brito, Marcos Moreira, parece não estar fazendo a sua parte para melhorar a situação. Na última semana sua secretaria recebeu uma notificação do Ministério Público do Estado para publicar a relação das pessoas imunizadas contra covid-19 no município no site oficial da Prefeitura.

No documento, o Ministério Público alega a necessidade de combater o desrespeito à ordem prioritária vacinação. O município, também, está sendo cobrado para a apresentação de um plano de vacinação. Para a oposição, o secretário se ocupa em culpar a antiga gestão e esquece de atuar contra disseminação da covid-19.

Farias Brito está entre os município com índice de altíssimo risco de avanço da doença no estado. A população cobra uma ação. 

Fonte Madson Vagner















Postar um comentário

0 Comentários