Banco do Nordeste e Governo Federal lançam programa para agricultura irrigada

(Foto: Aline Oliveira)


O Programa de Fomento à Agricultura Irrigada do Nordeste (Profinor) será lançado nesta quinta-feira, 29, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Nordeste (BNB) será um dos principais agentes de crédito.

A aposta é em fortalecer a agricultura irrigada na Região com a implantação dos instrumentos da Política Nacional de Irrigação (Lei n.º 12.787/2013). A fonte de recursos do Profinor é o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Por meio do programa, além de aumentar a produtividade agrícola pela irrigação, busca-se melhorar os processos de análise de outorgas de recursos hídricos pelos governos estaduais e utilizar tecnologia e práticas que promovam o uso eficiente da água. Como consequência, o programa busca aumentar e diversificar a oferta de alimentos, a oferta de empregos rurais e a adoção de energias alternativas.

Segundo o Banco do Nordeste, o Profinor oferecerá aos empreendedores prazos e taxas a exemplo dos programas de Financiamento à Agropecuária Irrigada (FNE Irrigação), de Financiamento à Sustentabilidade Ambiental (FNE Verde), de Financiamento à Inovação (FNE Inovação), FNE Sol.

Haverá ainda assistência técnica e extensão rural voltadas para a melhoria do uso de sistemas de irrigação, bem como a regularização fundiária de aproximadamente 900 mil títulos de terra na área de atuação do Banco do Nordeste, os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Para a contratação de assistência técnica específica para agricultura irrigada do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Profinor priorizará as áreas do Projeto AgroNordeste.


SERVIÇO

Lançamento do Profinor

Quando: Quinta-feira, 29, às 15 horas

Onde: Canal do Mapa no Youtube

Quem falará: pronunciamentos da ministra Tereza Cristina e do presidente do BNB, Romildo Rolim. Os objetivos, características e metas do Profinor serão apresentados pelo superintendente de Varejo e Agronegócio do Banco, Luiz Sérgio Farias. O evento terá a participação, ainda, do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins da Silva Júnior.

Fonte: OPovo





Postar um comentário

0 Comentários